Os desafios da formação docente para atuação no contexto da escola inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp282-297Palabras clave:
Educação Inclusiva, Formação docente, Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado.Resumen
A Educação Inclusiva compreende a escola como um espaço para todos, favorecendo a diversidade na medida em que visa acolher as diferenças para atender às necessidades e especificidades de cada indivíduo. Esse trabalho objetiva refletir sobre os desafios da formação docente para atuação na escola inclusiva, analisando suas fragilidades e potencialidades. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, e o relato de experiência, através do qual se verificou os benefícios da Sala de Recursos para o desenvolvimento de uma criança com síndrome de down. Através do estudo, inferiu-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino foi uma conquista relevante para aquelas pessoas que durante séculos, tiveram seus direitos negados, mas que ainda existem fragilidades nas políticas públicas de atendimento que impedem que a inclusão aconteça.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Rio de Janeiro, 2004.
BERSCH, Rita; MACHADO, Rosâmgela. Conhecendo o aluno com deficiência física. In: SCHIRMER, et al. Atendimento Educacional Especializado: deficiência física. Brasília: SEESP/SEED/MEC, 2007.
BERSCH, Rita. Tecnologia Assistiva – TA. In: SCHIRMER, et al. Atendimento Educacional Especializado: deficiência física. Brasília: SEESP/SEED/MEC, 2007.
BRASÍL. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 16 de jul de 2019.
_________. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 16 de jul de 2019.
__________ Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. Conselho Nacional de Educação Básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 15 de jun de 2019.
BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 16 de jul de 2019.
_______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
__________. Constituição Federativa do Brasil, 1988.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.
FÁVERO, E. A. G. Direitos das pessoas com deficiência – Garantia de igualdade na diversidade. Rio de Janeiro: WVA, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
LIMA, Priscila Augusta. Educação Inclusiva e Igualdade Social. São Paulo: Avercamp, 2006.
MENDES, E. G. Desafios atuais na formação do professor em educação especial. Revista Integração, Brasília: MEC / SEESP, ano 14, v. 24, p. 12-17, 2004.
PERNAMBUCO, Ministério Público do Estado de. Educação inclusiva: marcos e perspectivas de ações para implementação. Recife: Procuradoria Geral de Justiça, 2019.
RESENDE, Carlos Alberto. Didática em perspectiva. São Paulo: Tropical, 2010.
RODRIGUES, D. Perspectiva sobre a inclusão. Porto: Porto Editora, São Paulo, 2013.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MENDONÇA, Ana Cláudia Sousa; SOUZA, Rita de Cácia Santos; REIS, Anderson de Araújo. Formação de Professores: práticas pedagógicas. In: SOUZA, Rita de Cácia Santos (org.). Perspectivas sobre educação inclusiva. Aracaju: Criação, 2017.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
XAVIER, Antônio Carlos. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. Recife: Respel, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).