Proyecto de ecoformación creativa como metodología para la enseñanza de Química
aproximación al equilibrio ácido-base en la digestión de una hamburguesa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14191Palabras clave:
Contextualización temática, Interdisciplinariedad, Ecoformación, Prácticas pedagógicasResumen
Se utilizó la metodología del Proyecto Creativo Ecoformador para discutir los conceptos de equilibrio ácido-base de manera contextual e interdisciplinaria con la digestión de una hamburguesa. Las observaciones indicaron estudiantes curiosos, participativos, con una buena comprensión de los conceptos estudiados, así como la capacidad de correlacionar diferentes temas con su vida cotidiana, lo que indica un proceso de aprendizaje más significativo.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, A. G. A importância da contextualização na prática pedagógica. Research, society and development, v. 8, n. 11, p. 01–13, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560662202048/html/
ANDRÉ, M. E. D. A. DE. Etnografia na prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BECKER, M. M.; ROCHA, A. M. S. Química da digestão: uma proposta interdisciplinar no ensino de química e biologia. RCT Revista de ciência e tecnologia, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: http://revista.ufrr.br/rct/article/view/2646.
BEDIN, E. Do algodão doce à bomba atômica: avaliações e aspirações do aprender pela pesquisa no ensino de Química. Debates em Educação, v. 12, n. 27, p. 236–253, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9587.
BERTOTTI, M. Dificuldades conceituais no aprendizado de equilíbrios químicos envolvendo reações ácido-base. Química Nova, v. 34, n. 10, p. 1836–1839, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/tjdwtjt4rjqFbs7WtN4mqbL/?lang=pt.
BUTANTAN. Qual a diferença entre SARS-CoV-2 e Covid-19? Prevalência e incidência são a mesma coisa? E mortalidade e letalidade?, 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/qual-a-diferenca-entre-sars-cov-2-e-covid-19-prevalencia-e-incidencia-sao-a-mesma-coisa-e-mortalidade-e-letalidade. Acesso em: 25 de maio 2022.
COELHO, J. C.; MARQUES, C. A. Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química. Revista ensino, v. 9, n. 1, p. 59–75, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/VzC4tvV5tSYrKygLSsYmMWt/abstract/?lang=pt .
CORRÊA, T. H. B. et al. Temperos & condimentos - uma “pitada” interdisciplinar no ensino de química. Ensino, saúde e ambiente, v. 9, n. 3, p. 140–159, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21234.
COSTA, M. A. Ácidos e bases - Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de química. Periódico Tchê química, v. 12, n. 24, p. 101–110, 2015. Disponível em: https://www.tchequimica.com/arquivos_jornal/2015/24/101_P_24.pdf .
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa - Tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas EAESP / FGV, v. 35, n. 3, p. 20–29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt.
HENRIQUE, S.; SCAFI, F. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 176–183, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/07-RSA-8709.pdf.
LARCHERT, J. M. O estudo de caso do tipo etnográfico na pesquisa em educação. In: MORORÓ, L. P.; COUTO, M. E. S.; ASSIS, R. A. M. Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [online]. Ilheus: Editus, 2017. p. 123–141. Disponível em: https://books.scielo.org/id/yjxdq.
LIMA, A. M. et al. A química dos alimentos como tema gerador para o ensino de ácidos e bases. Research, society and development, v. 11, n. 1, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18057.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-cheia: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
NARRARA, J. M. Ecoformação para a escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 29-41.
NASCIMENTO, F. B. et al. Contextualização da aprendizagem: uma experiência prática em tempos de pandemia. Revista aproximação, v. 02, n. 05, p. 20–32, 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6685.
PEREIRA, G. A.; AGUIAR, P. A.; ROSA, T. P. Projetos Criativos Ecoformadores nos estágios da licenciatura do IFSC campus São José - o olhar dos professores orientadores de estágio. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), v. 19, p. 1989–2446, 2015. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/3604.
PUKALL, J. P.; SILVA, V. L. S.; SILVA, A. R. Projetos criativos ecoformadores na educação básica: uma experiência em formação de professores na perspectiva da criatividade. Blumenau: Nova Letra, 2017. 90 p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/570995/2/Projetos%20criativos%20ecoformadores%20na%20educação%20básica.pdf.
RAVIOLO, A.; GARRITZ, A. Analogias no Ensino do Equilíbrio Químico. Química Nova na Escola, n. 17, p. 13–25, 2008. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/04-ibero-3.pdf.
RODRIGUES, J. B. S. et al. O milho das comidas típicas juninas: uma sequência didática para a contextualização sociocultural no ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 2, p. 179–185, 2017. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc39_2/10-RSA-80-15.pdf.
SANTANA, F. C. O.; AGUIAR. P. A.; SOUZA, F. D. Diário de regência: Regência na turma de Química V do curso de ensino médio técnico integrado em refrigeração e climatização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José, 2021, p. 108.
SANTANA, F. C. O.; TEODORO, W.; AGUIAR. P. A.; SOUZA, F. D. Projeto de intervenção: Comi um hambúrguer e agora? Como a química, por meio dos conceitos de ácido-base, auxilia a compreender o percurso digestivo de hambúrguer dentro do corpo humano. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus São José, 2021, p.149. https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/d/df/Portifolio_Fabiani_final_%281%29-compactado.pdf.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, 1996. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/pesquisa.pdf.
SOUZA, K. P. Q.; ERTZOGUE, M. H.; ZWIEREWICZ, M. Ecoformação - Entre dilemas e desafios, um olhar transformador para o século XXI. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 4, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1707
TORRE, S.; ZWIEREWICZ, M. Projetos criativos ecoformadores. In: Uma escola para o século XXI - escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153–176.
VASCONCELOS, P. H. M.; ARAÚJO, A. F. S.; MATOSS, W. O. Contextualização no ensino do equilíbrio químico - uma proposta metodológica. Conex. Ci. e Tecnol., v. 10, n. 4, p. 71–78, 2015. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/979
WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84–91, 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_2/04-CCD-151-12.pdf
ZWIEREWICZ, M. et al. Projetos criativos ecoformadores em pesquisas com intervenção : contribuições para uma educação complexa. Educação & linguagem, v. 23, n. 1, p. 281–301, 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/10757
ZWIEREWICZ, M.; OLIVEIRA, B. A.; MOURA, K. T. A emergência de um pensar complexo em tempos para uma educação complexa. Revista Devir educação, v. 5, n. 2, p. 9–30, 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/514
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).