"Principio de enseñanza”, “autonomía docente” y “matriz pedagógica” em tesitura compleja y transdisciplinaria

Autores/as

  • Ettiene Guerios UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Heliza Colaço Góes Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Instituto Federal do Paraná
  • Karine Monteiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p239-256

Palabras clave:

Formação de Professores, Prática docente, Autonomia Docente, Matriz Pedagógica, Complexidade

Resumen

La cuestión central de este artículo es identificar cómo la complejidad y la transdisciplinariedad emergen del tejido entre “principio didáctico”, “autonomía docente” y “matriz pedagógica” que, a su vez, constituyen pilares estructurantes de la práctica pedagógica, cuyos fundamentos entrelazados tejen un malla educativa, de la que emergen indicadores para una formación docente compleja y transdisciplinar. El objetivo es colaborar con indicadores emergentes para una perspectiva formativa compleja y transdisciplinar. De carácter cualitativo, se desarrolla en una perspectiva compleja sustentada en extractos narrativos construidos a partir de la metainterpretación de tres investigaciones que dan origen a los pilares en foco. El resultado apunta que la auto-eco-recursión, la autorreflexión recursiva y la auto-eco-construcción son procesos intrínsecamente dinámicos considerados indicadores constitutivos de la pretendida formación docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ettiene Guerios, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciatura em Matemática (UFPR). Licenciatura em Pedagogia (UFPR). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Heliza Colaço Góes, Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação e mestre em Educação em Ciências e em Matemática ambos na Universidade Federal do Paraná. Professora do Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba. Possui 13 anos de experiência na educação básica e atua em pesquisas na área de Educação, Expressão Gráfica e Educação Matemática. E-mail: heliza.goes@ifpr.edu.br Vice Lider do TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisa em Coplexidade, Formação de Porfessores e Educação Matemática,

Karine Monteiro, Universidade Federal do Paraná

Doutorand e Educação no Porgrama de Pós Grdauçaõ em Educação da Universidade Federal do Paraná. Porfessora na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro doTessitura: Grupo de Estudo e Pesquisa em Complexidade, Formação de Porfessores e Educação Matemática

Citas

BACKES, D. S.; ZAMBERLAN, C. ; SIQUEIRA, H. C. H. de; BACKES, M. T. S.; SOUSA, F. G. M. de; LOMBA, M. de L. L. de F. Educação de qualidade na enfermagem: fenômeno complexo e multidimensional. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 27, n. 3, p. 1-7, agosto. 2018.

FREIRE, Isabel Pimenta. MACEDO, Sheyla M. Fontenele. A investigação qualitativa em educação – aspectos epistemológicos e éticos. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.10, n.24, 2022, p. 276-296.

GÓES, Heliza Colaço. Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos: tessitura pelas vozes de professores que ensinam matemática. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/72774. Acesso em 18/10/2022.

GUÉRIOS, E. Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/245250 . Acesso em 18/10/2022

Guérios. E. Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida. Revista Polyphonía, v. 32, n. 1, pp. 100-117. https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/67393 . Acesso em 18/02/2022.

LE MOIGNE, J. l. A teoria do sistema geral: teoria da modelização. Lisboa: Instituto Piaget, 1977.

MONTEIRO, K. Centros de Aprendizagem: transdisciplinaridade na Educação Bilíngue. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

MORAES, MARIA Cândida; VALENTE, Jossé Armando. Como pesquisar em Educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. São Paulo: Paulus, (sem ano).

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo/DF: Cortez/UNESCO, 2000.

MORIN, E. ; MOIGNE, J. L. A Inteligência da Complexidade. 2. ed. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000.

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

GUERIOS, Ettiene; COLAÇO GÓES, Heliza; MONTEIRO, Karine. "Principio de enseñanza”, “autonomía docente” y “matriz pedagógica” em tesitura compleja y transdisciplinaria. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 239–256, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p239-256. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14304. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Artículos similares

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.