“Asociaciones” público-privadas
algunas reflexiones sobre las enseñanzas que se mueve en la Red Municipal de Educación de Caruaru - PE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15096Palabras clave:
Enseñanza, Asociaciones público-privadas, InventivaResumen
Problematizamos cómo los docentes son afectados en los modos de ser docente a partir de las “asociaciones” entre la red pública y privada. Tratamos las asociaciones de Adrião e Pinheiro (2012), Adrião (2018), Peroni (2021) y la inventiva con Dias (2011, 2014). Las alianzas buscan establecer una enseñanza minimizada y emerger como un dispositivo de poder sobre la escuela y la enseñanza.
Descargas
Citas
ACIOLI LINS, C.; CAMPOS, D. Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco. Debates em Educação, 12(Esp), p. 610-623, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623. Acesso em: 31/08/2022.
ADRIÃO, Theresa. DIMENSÕES E FORMAS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 18, n.1 p.8-28, abr. 2018. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5692189/mod_resource/content/1/Teresa%20Adriao_Dimens%C3%B5es%20e%20Formas%20da%20Privatiza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2022.
BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Tradução: Celina Rabello Duarte, Maria Lucia Mendes Gomes e Vera Luiza Macedo Visockis. Revista Cadernos de Pesquisa, v.35, n. 126, p. 539-564, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15742005000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 20 jul 2019.
BOMENY, Helena; PRONKO, Marcela. Empresários e educação no Brasil. Rio de Janeiro: CPDOC-FGV,2002.
BORGES, Eveline. SANTOS, Márcia C. X. LINS, Carla Acioli. Relações entre programas curriculares do setor privado e os movimentos de adesão a docência de professoras/es da rede pública municipal de Caruaru. Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (8.: 2021: Recife, PE). Anais do VIII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (VIII EPEPE) [recurso eletrônico] / Coordenação Verônica Fernandes. Fundação Joaquim Nabuco. - Recife, PE, 2021. p. 1606 – 1619. Disponível em: encurtador.com.br/esQT6.
CARUARU. Wikipédia, a enciclopédia livre, 2022. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caruaru . Acesso em: 31/08/2022.
DIAS, Rosimere de Oliveira. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagens de adultos, experiências e política cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Vida e resistência: formar professores pode ser produção de subjetividade? Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 3, p.415-426, jul./set.2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/pHqzmSS3Q3XPyrcQtDz77mk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 31/08/2022.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987. 288p.
FOUCAULT. Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no College de france (1981-1982); edição estabelecida sob a direção de Francois Ewald e Alessandro Fontana, por Frédéric Gros; tradução Márcio Alves da Fonseca, Salma annus Muchail. – 3ª. Ed.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT. Michel. Microfísica do poder. Organização, 12ª ed. Introdução e revisão técnica Roberto Machado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Iran de Fátima. O programa Qualiescola em Caruaru, [s.d]. Disponível em: https://www.iqe.org.br/noticias/noticias_interface.php?id_noticia=339 . Acesso em: 17/07/2022.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, vol. 13 nº 25, p. 187-201, 2019. Disponível em:<http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/viewFile/995/pdf>Acesso em: 10 jan. 2020.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: Caruaru, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/caruaru/panorama . Acesso em: 31/08/2022.
IQE. Fundamentos do Programa Qualiescola, 2022. Disponível em: https://www.iqe.org.br/programas/fundamentos_qualiescola.pdf. Acesso em: 18/07/2022.
KASTRUP, Virgínia. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira..(Org.). Formação inventiva de professores. Rio de janeiro: Lamparina, 2012. p. 52-60.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o oficio de professor. Tradução: Cristina Antunes. – 1. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Educação: Experiência e Sentido)
MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Editora Lamparina. 2016.
MASSCHELEIN, Jan. SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes – 2 Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
O INSTITUTO. Instituto Qualidade no Ensino, 2022. Disponível em: https://www.iqe.org.br/instituto/instituto.php. Acesso em: 31/08/2022.
PERONI, Vera Maria Vidal. ROSSI, Alexandre José. Lima, Paula Valim de. Diálogos sobre a relação entre o público e o privado no Brasil e América Latina / organização Vera Maria Vidal Peroni, Alexandre José Rossi, Paula Valim de Lima. – 1. ed. – São Paulo: Livraria da Física, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gprppe/wp-content/uploads/2021/11/Dialogos-entre-o-publico-e-o-privado_digital.pdf. Acesso em: 31/08/2022.
PROGRAMA QUALIESCOLA. Instituto Qualidade no Ensino, 2022. Disponível em: https://www.iqe.org.br/programas/programas.php. Acesso em: 31/08/2022.
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO CUMPRE AGENDA EXTERNA E PARTICIPA DE FORMAÇÕES MINISTRADAS PELO IQE E FUNDAÇÃO LEMAN. Prefeitura de Caruaru – PE, 2019. Disponível em: https://caruaru.pe.gov.br/secretaria-de-educacao-cumpre-agenda-externa-e-participa-de-formacoes-ministradas-pelo-iqe-e-fundacao-lemann/ . Acesso em: 31/08/2022.
SILVA, Givanildo da. SANTOS Inalda Maria dos. As implicações das avaliações externas nas políticas educacionais. In: Escolas e docências no contemporâneo: questões a pensar / Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Marcia Cristina Xavier dos Santos (organizadoras) – Curitiba : CRV, 2022.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação/ Alfredo Veiga- Neto. 3.ed.;2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. 160 p. – (Pensadores & Educação, 5).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).