Enseñanza y aprendizaje del plano cartesiano desde el juego “localización de pares ordenados”

Autores/as

  • Alixandre Marques Cruz Professor da rede estadual de Alagoas
  • Cynthia da Silva Anderson Professora da rede estadual de Sergipe
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824

Palabras clave:

Enseñanza-aprendizaje de las matemáticas, Enseñanza fundamental., Juego, Plano Cartesiano

Resumen

El texto tiene como objetivo relatar la experiencia de una actividad matemática realizada a través del juego “Ubicar pares ordenados”. El juego se jugó con 30 alumnos de una clase del 8° grado de la Enseñanza Primaria. Para eso, en este texto, aspectos sobre los juegos son discutidos por autores que abordan el tema. La información sobre el relato de experiencia se basó en Bicudo (1993). Se concluyó que el juego desarrollado fue relevante para la contribución del aprendizaje de los estudiantes al fijar y resolver dudas sobre los conceptos del Plano Cartesiano, pares ordenados y sus coordenadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alixandre Marques Cruz, Professor da rede estadual de Alagoas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduado em Licenciatura Matemática pela UFS,  membro do grupo de Pesquisa FOPTIC e professor da rede estadual de Alagoas.

Cynthia da Silva Anderson, Professora da rede estadual de Sergipe

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura Matemática pela UFS, Pós Graduação concluída em Ciências da Natureza e suas tecnologias pela UnP, Pós Graduação em Educação e Gestão, pela Faculdade Pio X, em uma parceria com a SEED-SE.  Membro do grupo de Pesquisa FOPTIC. Professora da rede estadual de Sergipe.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Professor na Universidade Federal de Sergipe, lotado no Depto de Educação; Professor no Programa de Pós Graduação em Educação; no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e na Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Doutorado em Ensino). Com graduação em licenciatura Geografia, Pedagogia, Letras vernáculas e Letras Espanhol. Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Atualização Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE) e Estágio Pós-doutoral em Educação (UESB-2022). Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS; É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS e pertence a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.

Citas

BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644379. Acesso em: 14 jan. 2023.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. 2. ed. São Paulo: CAEM/IME-USP, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC, 2017.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concertos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM, São Paulo, ano 4, n. 7, 1990.

GIOVANNI JÚNIOR, J. R. G; CASTRUCCI, B. A Conquista da Matemática: ensino fundamental, anos finais. 4. ed. São Paulo: FTD, 2018. (8º ano).

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015.

GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, 1995.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

MACHADO, N. J. et al. Jogos no Ensino de Matemática. Caderno de Práticas de ensino – Série Matemática, São Paulo, ano 1, n. 1, 1990.

MUNIZ, C. A. Educação lúdica da Matemática, educação Matemática lúdica. In: MUNIZ, C. A. (org.). Aprendizagem Matemática em jogo. 1. ed. Contagem: Rede Pedagógica, 2021.

PEREIRA, Cláudia. Jogo dos Pontinhos. Educamais, 14 maio 2020. Disponível em: https://educamais.com/jogo-dos-pontinhos/. Acesso em: 29 ago. 2022.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro. Oiticica. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Caderno do mathema: jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, J.; PATARO, P. M. Vontade de Saber Matemática. 3 ed. São Paulo: FTD, 2015.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

MARQUES CRUZ, Alixandre; ANDERSON, Cynthia da Silva; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Enseñanza y aprendizaje del plano cartesiano desde el juego “localización de pares ordenados”. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15824, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15824. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15824. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.