Organización curricular del curso técnico integrado con la enseñanza secundaria en medio ambiente

estudio de la concepción pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477

Palabras clave:

Formación integral, Pedagogía de las competencias, Pedagogía histórico-crítica

Resumen

La pedagogía de las competencias es un enfoque utilizado para la formación tecnicista y pragmática. La pedagogía histórico-crítica, por su parte, aporta los principios que promueven una formación humana integral al considerar al individuo como un ser histórico y social. Este artículo tiene como objetivo estimular discusiones sobre cuál de estas concepciones está más representada en el Proyecto Pedagógico Curricular del curso técnico integrado a la enseñanza media en medio ambiente en tres Institutos Federales de la región Norte de Brasil.

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Biografía del autor/a

Rivadavia Porto Cavalcante, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba – (PROLING/UFPB), Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d’excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas e formação profissional. Orienta pesquisas no Programa Nacional de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO. Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Marcelo Rythowem, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017).  Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação. Coordenador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

SANTOS, Marcos Dias dos; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; RYTHOWEM, Marcelo. Organización curricular del curso técnico integrado con la enseñanza secundaria en medio ambiente: estudio de la concepción pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16477, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16477. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

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