Mujeres en ciencias naturales

desafíos para construir una carrera científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533

Palabras clave:

Mujeres., Ciéncias de la naturaleza, Carrera científica

Resumen

Este ensayo teórico tiene como objetivo discutir los principales desafíos que enfrentan las mujeres en la construcción de una carrera en Ciencias Naturales, específicamente en las subáreas de Matemáticas y Física. Para ello, se realizó una investigación de revisión de la literatura sobre los principales enfoques teóricos, con el objetivo de identificar los obstáculos más impactantes que encuentran las mujeres a la hora de elegir, ingresar y progresar en carreras en estos dominios científicos. Los resultados resaltan la persistente desigualdad que experimentan las mujeres en los entornos académicos y profesionales, destacando la necesidad continua de medidas y políticas públicas que promuevan la igualdad de condiciones y alivien los múltiples obstáculos que enfrentan para construir una carrera científica.

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Biografía del autor/a

Evelym Chaves Meireles, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa(2022), Especialização em Docência do Ensino Superior e em Metodologias para o Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Dom Alberto (2019) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na formação de professores de Matemática e Física. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede - EDUCANORTE) na Universidade Federal do Tocantins.

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática, Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba, Mestre em Educação pela Uniso e Doutora em Educação pela Unimep com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UEPA. Trabalhou como Professora efetiva no Ensino Fundamental e Médio pelo Estado de São Paulo (1991 - 2003), docente da Universidade de Sorocaba (2002 - 2009), aprovada como Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia, no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes e no doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte). Participa da Red Iberoamericana de Docentes IBERTIC (OEI), Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE - Scielo) e associada a ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação) - GT Educação Especial. Coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino (FORPROF). Pesquisa sobre a Educação Matemática, principalmente, em hospitais e escolas.

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Publicado

2024-02-08

Cómo citar

MEIRELES, Evelym Chaves; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Mujeres en ciencias naturales: desafíos para construir una carrera científica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16533, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16533. Acesso em: 21 nov. 2024.

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