La política de educación especial en el estado de Paraná

a contramano de la educación inclusiva

Autores/as

  • Ana Paula Araujo Fonseca Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16628

Palabras clave:

Educación especial, Educación inclusiva, Política Educativa, Paraná

Resumen

Este artículo aborda la legislación del estado de Paraná sobre Educación Especial, buscando hacer correlaciones históricas y políticas que ayuden a comprender la elección de este estado brasileño de caminar en contra de la Educación Inclusiva, prevista desde la Constitución Federal Brasileña (1988) y ratificada por la Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad (2009) y la Ley Brasileña para la Inclusión de las Personas con Discapacidad (2015). El Decreto 10.502/2020, suspendido por el Supremo Tribunal Federal y posteriormente revocado por el siguiente gobierno, tiene muchas similitudes con la opción adoptada por el estado de Paraná, que viene fortaleciendo la opción segregada y privada como política de educación especial para personas con discapacidad desde que se aprobó la PNEEPEI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

APAE. Saiba quantas Apaes existem no Paraná e quantos atendimentos são realizados anualmente no estado. Disponível em: https://apaecuritiba.org.br/quantas-apaes-existem-pr/. Acesso em: 08 de outubro de 2023

BAZANA. Em projeto inédito no Paraná, deputado Bazana conquista construção de escolas para educação especial. Disponível em: https://www.ppbazana.com.br/em-projeto-inedito-no-parana-deputado-bazana-conquista-construcao-de-escolas-para-educacao-especial/. Acesso em: 08 de outubro de 2023

BENITEZ, S. Distorções e Danos causados pela meritocracia na educação: a rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu e o Ideb. Dissertação (Mestrado em Sociedade Cultura e Fronteiras), 2016 – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Foz do Iguaçu, 2016

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 de outubro de 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União 2015; 7 jul.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Brasília: DF, 2020a.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Inteiro Teor do Acórdão. Referendo na Medida Cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.590 Distrito Federal. Brasília: DF, 2020b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

CLASER, E.A. Projeto de Educação Inclusiva (PR): Propostas para a educação na Diversidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), 2001 – Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, 2001.

FREITAS, L. C. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007 Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

GALLERT, C. e PERTILE, E.B. Decreto nº 10.502/2020: a “nova” política de Educação Especial. Revista de Educação Pública, v. 31, p. 1-22, jan./dez. 2022

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MACHADO, E.M.; VERNICK, M. G. L. P. Reflexões sobre a Política de Educação Especial Nacional e no Estado do Paraná. Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n.2, p. 49-67, maio/ag. 2013.

MATOS, N. S. D e Barroco, S.M.S. A Política de Educação Especial no Paraná: marcos históricos de sua constituição. Ver. HISTEDBR On-line, Campinas, V. 17, n.4 (74), p. 1153- 1168, out/dez. 2017

ROSSETTO, E. e PIAIA, T.M. A escola de educação básica na modalidade de educação especial no estado do ParanáCrítica Educativa (Sorocaba/SP), Vol.1, n.2, p. 98-109, Jul./dez. 2015

SANTOS, N. G et al (2016). A Marca Filantrópica da Educação Especial no Estado do Paraná: uma Análise dos Indicadores Educacionais. Rev. Ens. Educ. Cienc. Human., v. 18, n.1, p. 29-35, 2017

SILVA, V. L. R. R. da; ORSO, P. J.; SILVA, D. R. da. A política de educação especial do estado do Paraná nas décadas de 1970 e 1980. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 64, p. 251–265, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i64.8641940. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641940. Acesso em: 20 out. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Decreto Legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008: Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 200

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação. Deliberação n 02/2002. Curitiba, PR, 2003

PARANÁ. SEED. Diretrizes curriculares da educação especial para a construção de currículos inclusivos. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação - SEED, 2006

PARANÁ. SEED. Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Política Estadual de Educação na Perspectiva da Inclusão. Curitiba, 2009. Disponível em: https://www.nre.seed.pr.gov.br/arquivos/File/toledo/ed_especial/legislacao/politica__estadual.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2023

PARANÁ. Lei Nº 17656 - 12 de agosto de 2013, que institui o Programa Estadual de Apoio Permanente às Entidades Mantenedoras de Escolas que ofertam Educação Básica na Modalidade Educação Especial denominado "TODOS IGUAIS PELA EDUCAÇÃO". Curitiba, 2013

PARANÁ. Parecer CEE/CEIF/CEMEP 07/14, Pedido de Análise e Parecer da Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2º anos), da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional, aprovada pelo Parecer CEE/CEB nº 108/10, de 11/02/10. Curitiba-PR, 2014.

PARANÁ. Escola Digital Professor. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/educacao_especial/escolas_modalidade/legislacao. Acesso em: 20 de outubro de 2023a

PARANÁ. Primeira Escola de Educação Especial financiada pelo Estado ultrapassa 60% de execução. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Primeira-Escola-de-Educacao-Especial-financiada-pelo-Estado-ultrapassa-60-de-execucao. Acesso em: 08 de outubro de 2023b

PASINI, Juliana Fátima Serraglio. Políticas de Avaliação em Larga Escala e as Plataformas Digitais: estratégias de controle e gerencialismo na educação, In NASCIMENTO, Pedro; BARROS, Ana Tereza Duarte Lima (org). Ciência Política: uma proposta educativa, volume 2. Campina Grande: EDUEPB, 2023, p. 179-202.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Jomtien, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 20 de outubro de 2023

UNESCO & MEC-Espanha. Declaração de Salamanca e linha de ação. Brasília: CORDE, 1994.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

FONSECA, Ana Paula Araujo. La política de educación especial en el estado de Paraná: a contramano de la educación inclusiva. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16628, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16628. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16628. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

Artículos similares

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.