INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA

Autores/as

  • Nathália Rosa Santos Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Obertal da Silva Almeida Mestre na área de concentração em Fitotecnia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  • Matheus Saloes Freitas Mestre em Genética e Biodiversidade, Professor do Colégio Estadual Alfredo Dutra de Itapetinga-BA
  • Nádia Amorim Pereira Mestre em Genética e Biodiversidade, Professora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p136

Palabras clave:

Intervenções didáticas, PIBID, Biologia

Resumen

O objetivo deste trabalho é descrever as intervenções didáticas desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência em três turmas de 1º ano do ensino médio no Colégio Estadual Alfredo Dutra. Os dados foram analisados a partir de 9 atividades que promoveram a participação e envolvimento dos alunos ao estimular suas habilidades, aproximando teoria e prática a partir da investigação, experimentação, construção de modelos didáticos e sequência didática. O dinamismo que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência trouxe às atividades propostas deu um suporte ao ensino dos conteúdos, foi relevante para o desenvolvimento de aulas mais interativas na construção do conhecimento e foi importante tanto para os alunos quanto para o professor supervisor e os bolsistas de iniciação a docência, pois houve articulação de várias faces do ensino e da aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Obertal da Silva Almeida, Mestre na área de concentração em Fitotecnia. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Departamento de Ciências Exatas e Naturais

Área de Ensino em Ciências

Publicado

2017-08-30

Cómo citar

SANTOS, Nathália Rosa; ALMEIDA, Obertal da Silva; FREITAS, Matheus Saloes; PEREIRA, Nádia Amorim. INTERVENÇÕES DIDÁTICAS DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO DUTRA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 136, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n18p136. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2626. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.