EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: FORMAÇÃO, IDENTIDADES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p204

Palabras clave:

formação de professores, educação infantil, identidade profissional.

Resumen

A resenha foi escrita sobre a obra "Educação de infância: formação, identidades e desenvolvimento profissional", publicada em 2015 pela Facto (Portugal) e Edufal (Brasil), organizada pelos professores Cleriston Izidro dos Anjos e Fernando Ilídio Ferreira. Apresenta a compilação das 09 produções teórico-práticas realizadas por um 13 professores pesquisadores, que retratam suas experiências e considerações de modo reflexivo e dialético sobre a formação e desenvolvimento de professores, Educação Infantil e identidade. Os cenários dos estudos correspondem ao Brasil e Portugal. A obra reúne as colocações de experientes educadores de nacionalidades e realidades distintas, mas com objetivos complementares. Sob olhares teórico-metodológicos diversos, os trabalhos constroem discussões pertinentes e atuais que servem de referencial para novos estudos realizados na área, pois os aspectos tratados pelos pesquisadores são norteados por questões que emergem do campo educacional. Cada capítulo é comentado na sequência em que aparece na obra. Após a apresentação de cada obra, indicamos a leitura da coletânea analisada, principalmente porque a mesma traz discussões sobre os processos formativos docentes e a Educação Infantil que necessitam de mais estudos aprofundados e abragentes, para que tanto educadores quanto discentes envolvam-se num cenário em que o conhecimento se construa e se amplie com recursos e planos alinhados à realidade da escola, da criança, da família e do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Alberto da Silva Correia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Mestrando em Educação Brasileira (Universidade Federal de Alagoas - UFAL), linha Tecnologias da Informação e Comunicação, edital 2015, com projeto de pesquisa sobre a utilização da metodologia de arte sequencial (quadrinhos), crianças e formação de professores utilizando dispositivos móveis.

Publicado

2017-04-16

Cómo citar

DA SILVA CORREIA, Luiz Alberto; SANTOS, Diego Januário dos; PINTO, Anamelea de Campos. EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: FORMAÇÃO, IDENTIDADES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 204, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p204. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2708. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Resenhas

Artículos similares

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.