DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES

Autores/as

  • Elisângela Bastos de Melo Espindola Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Licia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p278

Palabras clave:

Competência profissional docente. Representações sociais. Professores de matemática.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar as representações sociais de professores brasileiros e franceses de sua competência profissional docente. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está baseado na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1976).  O estudo foi organizado em três etapas: aplicação de teste de associação livre de palavras sobre competência para ensinar; hierarquização de itens; teste de verificação do núcleo central e entrevistas. Para tanto, contamos com a colaboração de 146 professores de matemática brasileiros e 136 professores franceses. Dentre os resultados, destacamos a competência profissional docente a partir de representações centradas em diferentes dimensões: cognitiva, afetivo-motivacional, ético-política e social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisângela Bastos de Melo Espindola, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação. Área Métodos e Técnicas. Doutora em Educação pela UFPE. Doutora em Sciences de l'Education pela Université Claude Bernard - Lyon 1.

Licia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco do Centro de Educação.  Doutora em Sciences de L'Education - Université de Paris V (Sorbonne). Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática e Tecnológica.

Publicado

2018-04-29

Cómo citar

ESPINDOLA, Elisângela Bastos de Melo; MAIA, Licia de Souza Leão. DIFERENTES CENÁRIOS E REPRESENTAÇÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA BRASILEIROS E FRANCESES. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 278, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p278. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3036. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.