Implicações da formação de professores na análise e uso do livro didático de alfabetização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p200-213

Palabras clave:

Formação de professores. Livro didático. Prática Docente.

Resumen

O estudo objetivou conhecer as implicações dos processos de formação de professores para a análise e utilização do livro didático em turmas do ciclo da alfabetização. Para fundamentar a investigação tomamos como referência, as contribuições teóricas de Imbernón (2002), Martins; Romanowski (2010), Pimenta (2011), Nóvoa (2002), Choppin (2004) Bitencourt (2004), Lajolo (1996), dentre outros. O aporte metodológico utilizado foi a pesquisa narrativa na perspectiva de Conelly e Clandinin (2011) tendo como dispositivo de produção de dados o memorial de formação. As revelações das interlocutoras possibilitam inferir que os usos e as funções atribuídos ao livro didático estão relacionados à prática docente e não há uma análise crítica em torno desse material.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Marcos Pereira Soares, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2017), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade estadual do Piauí (2016), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica (2014), Graduado em Bilogia (2012)

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997), Especialista em Alfabetização e Planejamento Educacional (UFPI), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1983), Professora da Universidade Federal do Piauí, Classe Professor Associado, Nível II, Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação. 

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BATISTA, A. Augusto G. Avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa nacional do livro didático (PNLD). In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Livro didático de língua Portuguesa, letramento e cultura escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 25-67.

BITTENCOURT, Circe M. F. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Revista Educação e Pesquisa. v. 30, nº 3. São Paulo: EDUSP. Set/dez. 2004.

BRASIL. Resolução CNE/CP de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Diário Oficial da União. Brasília, 10 maio 2006. Seção 1, p. 11. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos >. Acesso em: 01 jun. 2017.

CHOPPIN, A. A história dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa. São Paulo: v.30, n.3, p.549-566, set / dez.2004.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto. Brasília, v. 26, n. 69, p.3-7, jan/março, 1996.

LOCH, V. de F. V.; ROMANOWISKI, J. P. O livro didático e a formação de professores. In: Anais XI Congresso Nacional de Educação. Curitiba, 2013.

MARTINS, P. L. O.; ROMANOWSKI, J. P. A didática na Formação Pedagógica de Professores. Educação (PUCRS. Impresso) v. 33, p. 205-212, 2010.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PIMENTA, S G.; GHEDIN, E. (Org.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 1999.

ROMANATTO, M. C. A noção de número natural em livros didáticos de Matemática: comparação entre textos tradicionais e modernos. 152f. Dissertação (Mestrado em Metodologia de Ensino) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Carlos, 2004.

ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. A didática na formação pedagógica de professores. Educação. Porto Alegre: PUCRS, v. 33, n. 3, p. 205-212, set/dez. 2010.

SILVA, C. S. B. Curso de Pedagogia do Brasil: história e identidade. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

PEREIRA SOARES, Francisco Marcos; BRITO, Antonia Edna. Implicações da formação de professores na análise e uso do livro didático de alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 200–213, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p200-213. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3855. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 71 72 73 74 75 76 77 78 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.