As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105

Palabras clave:

Intensificação. Precarização. Trabalho docente.

Resumen

A presente pesquisa visa analisar os efeitos do Programa Choque de Gestão (CG), entre 2003 e 2014, para o trabalho docente dos professores secundários da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais (REE/MG). Justifica-se pelo fato de haver indícios de intensificação e precarização do trabalho docente devido às medidas deste programa de governo. O levantamento bibliográfico foi realizado por meio de buscas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado pelo Google Acadêmico, site de periódicos da Scielo, banco de teses da CAPES e em bibliotecas universitárias. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com 5 professores secundários da REE/MG. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os resultados apontaram a existência de meritocracia, performatividade, proletarização, intensificação e precarização no trabalho docente na REE/MG. Entre as considerações finais, constatou-se que as medidas do programa CG, nas três gerações, provocaram uma intensificação e precarização do trabalho docente na REE/MG em virtude das condições de trabalho dos professores secundários, como a responsabilização por resultados, a má remuneração e a sobrecarga de trabalho.

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Biografía del autor/a

Adelino Francklin, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Graduado em História pelo UNIFEG e Filosofia pela UFLA. É coordenador do curso de História da UEMG.

Citas

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

FRANCKLIN, Adelino. As implicações do Programa Choque de Gestão para o trabalho docente na Rede Estadual Mineira. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 89–105, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p89-105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4392. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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