Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p01-15

Palabras clave:

Gestão escolar. Coordenador pedagógico. Educação a distância.

Resumen

No presente artigo, discutimos a gestão escolar no contexto maranhense, com foco na formação continuada do coordenador pedagógico, a partir de estudos que sistematizam os resultados de uma experiência de formação desenvolvida pelo Programa Escola de Gestores SEB/MEC, e ofertada pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, em parceria, com a Seduc/Undime. Assim, o objetivo principal deste artigo é refletir e apresentar o escopo da formação continuada apresentada por esse programa, particularmente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, na modalidade a distância, no estado do Maranhão. O caminho percorrido para essa reflexão é de cunho qualitativo, analisando-se e interpretando-se os elementos revelados pela realidade em estudo. Os resultados reafirmam a importância da formação continuada desses profissionais para a melhoria da qualidade da educação e apontam a necessidade de estudos futuros.

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Biografía del autor/a

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Educação

Camila Castro Diniz, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Educação

Citas

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Publicado

2018-08-31

Cómo citar

SILVEIRA DE MORAES, Lélia Cristina; DINIZ, Camila Castro. Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 01–15, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p01-15. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5194. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

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