Antropologia e educação: interdisciplinaridade e aspectos do ensino, leitura e trabalho de campo

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DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p346-363

Palabras clave:

antropologia, educação, interdisciplinaridade, ensino, pesquisa, aula campo

Resumen

A possibilidade de construção da interdisciplinaridade entre os campos da antropologia e da educação é abordada, neste texto, a partir da exposição do itinerário de formação e aspectos da prática pedagógica de um professor do curso de licenciatura em pedagogia do Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis. Isto posto, objetiva fazer a síntese integrada de algumas referências clássicas do campo da antropologia, relativizar modos de conceber e realizar a leitura de textos antropológicos e apresentar estratégias de construção do olhar antropológico e do desenvolvimento de etnografias. Trata-se de perceber, dentro de um amplo processo de diálogo e cruzamento de saberes, como se constituiu a disciplina antropológica e o lugar ocupado pela teoria e pela prática no ensino e aprendizado da antropologia e educação.

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Biografía del autor/a

Anderson Tibau, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2019-04-25

Cómo citar

TIBAU, Anderson. Antropologia e educação: interdisciplinaridade e aspectos do ensino, leitura e trabalho de campo. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 346–363, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p346-363. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6136. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Ensino de Antropologia"

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