Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p148-168

Palabras clave:

Erik Erikson. Teoria do Desenvolvimento Psicossocial. Educação.

Resumen

Psicossocial de Erik Erikson para o campo educacional.  Justifica-se pela dificuldade em encontrar referências que discutam essa teoria, assim como, a pouca atenção que recebe em cursos de Pedagogia em Alagoas. Esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como principais referênciais: Bee (2003), Papalia e Feldman (2013), Carpigiani (2010), Veríssimo (2002), Brandão (2007), Contrim e Parisi (1982), entre outros escritos pesquisados nas bibliotecas virtuais: Scielo, Google Schola e Periódicos da CAPES. Compreendemos que a educação em Erikson é uma constante em todos os estágios de desenvolvimento do homem, atuando como instrumento a serviço da cultura. A versatilidade de seus conceitos possibilita a leitura sobre sujeitos em momentos distintos de vida, oferecendo importantes subsídios teóricos para os profissionais da educação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Artur Alexandre de M. Leite, Faculdade Estácio de Sá (FAL)

Possui formação em Guia de Turismo Regional pelo Instituto Federal de Alagoas – IFAL (2009). Possui graduação em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2017). Participou do projeto de extensão “Os pioneiros da educação e a escola nova no Brasil e em Alagoas” (2013). Foi bolsista/pesquisador no Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC –nos projetos: “Itinerários da educação formal e não formal de pessoas negras e indígenas em Alagoas: um estudo das práticas culturais entre os anos 1880 – 1960” (2014/2015) e “A diversidade étnico-racial e o estudo da História da África nos livros didáticos de História do 1º ao 5º nos municípios alagoanos”, (2015/2016 e 2016/2017). Foi estagiário da Secretaria Municipal de Maceió – SEMED, na Coordenação do Programa Mais Educação – PME (2015/2017). Cursa Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional na Faculdade Estácio de Sá – FAL e Especialização em Ensino de História na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Marcos Leandro Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em PSICOLOGIA (2011) e MESTRADO EM PSICOLOGIA (2015) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente faz DOUTORADO EM EDUCAÇÃO na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui Pós Graduação em PSICOLOGIA CLÍNICA e Formação em Terapia Comunitária. Atua como Psicólogo Clínico de um Centro de Atenção de Álcool e Drogas (CAPS AD).

Citas

BEE, Helen. Teorias do desenvolvimento. In___. A criança em desenvolvimento. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BORDIGNON, Nelso Antonio. O desenvolvimento psicossocial do jovem adulto em Erik Erikson. Disponível em: < http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1794-44492007000200002>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARPIGIANI, Berenice. Erik H. Erikson – Teoria do Desenvolvimento Psicossocial. Disponível em: < http://www.carpsi.com.br/Newsletter_7_ago-10.pdf>. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

CONTRIM, Gilberto; PARISI, Mário. A educação, sua natureza e finalidade. In____. Fundamentos da Educação. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 1982.

NASCIMENTO, Isabela Ribeiro Villares; ALVES, Edvânia dos Santos, JÚNIOR, José Policarpo. Contribuições do pensamento de Erik Erikson à ideia de formação humana à educação. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID2022_09092015150858.pdf>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. 12 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

RABELLO, E.T. e PASSOS, J. S. Erikson e a teoria psicossocial do desenvolvimento. Disponível em https://josesilveira.com/wp-content/uploads/2018/07/Erikson-e-a-teoria-psicossocial-do-desenvolvimento.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

RODRIGUES, Maria Piazentin Rolim; MELCHIORI, Lígia Ebner. Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e na adolescência. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155338/3/unesp-nead_reei1_ee_d06_s01_texto01.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2018.

SILVA, Alcivan Pereira da; MARQUES, M. L. G. R. Dantas; DANTAS, Gildevan Estrela. Relação entre a teoria psicossocial de Erik Erikson e a adolescência no contexto escolar. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA2_ID2732_08092015003107.pdf>. Acesso em: 09 de outubro de 2018.

VERISSÍMO, R. Desenvolvimento psicossocial (Erik Erikson). Porto: Faculdade de Medicina do Porto, 2002.

Publicado

2019-04-25

Cómo citar

LEITE, Artur Alexandre de M.; SILVA, Marcos Leandro. Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 148–168, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p148-168. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6332. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.