Tecnologia Assistiva: o que pensam as professoras da sala de recursos multifuncionais?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p349-360

Palabras clave:

Inclusão, Tecnologia Assistiva, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumen

É crucial instaurar condições de equidade na escola e garantir o acesso, a permanência, a participação e o êxito escolar de alunos com deficiência com o uso de Tecnologia Assistiva. Este estudo analisou como vem sendo usada a tecnologia assistiva no processo de ensino/aprendizagem dos alunos com deficiência nas salas de recursos multifuncionais. A metodologia foi de cunho qualitativo com abordagem de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram 4 professoras das salas de recursos multifuncionais de escolas públicas municipais de Murici/AL. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com análise de conteúdo. Os resultados mostraram que para as professoras a tecnologia assistiva eram recursos que auxiliavam os alunos com deficiência e que podem ser de baixo custo; as quais, foram construídas pelas professoras afirmando que as dificuldades foram mínimas e sanadas com: pesquisas sobre o uso destes recursos, profissional capacitado, debates com as demais professoras e coordenação. Também afirmaram a necessidade de formação e de investimento em tais recursos. Logo, a escola deve saber lidar com a diversidade, tornar-se inclusiva e proporcionar oportunidades de aprendizagens com apoio da Tecnologia Assistiva, para poder atender às demandas e necessidades dos alunos

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Biografía del autor/a

Tarciana Angélica Lopes Damato, Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED) Faculdade Pitágoras de Maceió

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL (1996). Possui curso de Aperfeiçoamento em Educação Física e Esportes para Pessoas com Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU (1998). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL (2010). Possui Doutorado em Educação, Cultura e Inclusão: educação e formação pela Università degli Studi di Roma/Itália (UNIROMA4)

Maria Amélia da Silva Viana, Secretaria Municipal de Educação de Murici (SEMED)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2003), com especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Cesmac (2012), e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Tomás de Aquino (2019). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana (2017).

Citas

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

DAMATO, Tarciana Angélica Lopes; VIANA, Maria Amélia da Silva. Tecnologia Assistiva: o que pensam as professoras da sala de recursos multifuncionais?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 349–360, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p349-360. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6896. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

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