Avaliação por conceito na Educação Profissional e Tecnológica e a Taxonomia de Bloom: uma possibilidade?
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p586-599Palabras clave:
Avaliação. Prática Educativa. Objetivos Educacionais. Taxonomia.Resumen
Ao lançarmos nossos olhares para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu Art. 24 que trata dos princípios de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, é possível observar um paradoxo em relação às atuais práticas educativas. Enquanto a lei preconiza uma verificação do desempenho do aluno que se dê de forma contínua e cumulativa, baseada em critérios previamente estabelecidos a partir de objetivos delineados e que privilegie os aspectos qualitativos, a realidade da prática pedagógica nos leva à avaliação classificatória e quantitativa. E ao pensar a Educação Profissional e Tecnológica (PT), a avaliação ainda ganha o papel de ferramenta essencial em um processo de preparação de sujeitos para o ingresso no mundo do trabalho ao atribuir juízo a uma prática, juízo esse que é sempre includente. Isto posto, por que então a prática educativa caminha em sentido oposto? Sem a pretensão de responder a esta pergunta, este estudo teve por objetivo contribuir para o pensar a avaliação por conceitos em atendimento aos princípios e concepções da EPT apoiando-se na Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom e em Libâneo que afirmam que os frutos da avaliação devem ser comparados com os objetivos propostos a fim de reorientar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, tomamos como caminho metodológico uma pesquisa de caráter bibliográfico aliada à análise interpretativa das experiências da disciplina de Práticas Educativas do Programa de Mestrado ProfEPT por meio da pesquisa-ação. Como resultado, são apresentados alguns elementos a serem considerados na elaboração de objetivos educacionais e instrumentos avaliativos a fim de um repensar a prática educativa.
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