O cenário da formação de professores no Brasil nos vinte anos da atual LDB
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p139-154Palabras clave:
Formação de professores no Brasil. Vinte anos de LDBResumen
Passados vinte anos da promulgação da nossa LDB 9394/96, tecemos algumas considerações em torno das questões atinentes à formação de professores no Brasil, buscando destacar avanços e recuos nas políticas públicas educacionais nas licenciaturas. Por meio de análise documental e levantamento bibliográfico, concluímos que este é um campo de investigação bastante explorado, mas ainda detento de questões candentes, a exemplo da avalanche conservadora que tomou conta do país nos últimos três anos para prover reformas na Educação Básica. A política de formação de professores no Brasil conta com excesso de instrumentos normativos e carência de recursos financeiros e materiais.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória Nº 746 de 22 de setembro de 2016.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.
BRZEZNSKI, Iria (Org.). LDB dez anos depois: reinterpretação sob diversos olhares São Paulo: Cortez Editora, 2008.
BORGES, M. C.; AQUINO, O. F.; PUENTES, R. V. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 42, p. 94-112, jun. 2011.
BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Um currículo para a formação de professores. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (Orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas, São Paulo: Papirus, 2010.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.
CARNEIRO, Waldeck; ARAÚJO, Flávia; PAIVA, Fernando; NEPTUNE, Romã. Institutos Superiores de Educação no Brasil: análise de uma política outorgada pela LDBEN 9394/96. IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão – SE. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão: UFS, 2010, pp. 1-14.
CARVALHO, Djalma Pacheco de. A Nova Lei de Diretrizes e Bases e a Formação de Professores para a Educação Básica. Revista Ciênc. educ. (Bauru), vol.5, no.2, 1998.
DAVIES, Nicholas. Legislação educacional federal básica. São Paulo: Cortez, 2010.
FERRETTI, Celso João. Uma nova proposta de orientação profissional. São Paulo: Cortez, 1997.
FREITAS, Luís Carlos de. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao neotecnicismo. Trabalho apresentado no III Seminário de Educação Brasileira, Cedes-Unicamp, v. 28, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio. “Escola sem partido”: imposição da mordaça aos educadores.2016. Disponível em: http://cpers.com.br/escola-sem-partido-imposicao-da-mordaca-aos-educadores/. Acesso em: 11/07/2016.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções – 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBÂBNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. Formação dos profissionais da educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂBNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os pedagogos darão à pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 2006.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para a educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p.1530 - 1555 out./dez. 2014.
MACHADO, Juliana Lacerda; PAIXÃO, Divaneide Lira Lima. A educação superior e as políticas de formação para professores da educação básica. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce; ZARDO, Sinara Pollom; SANTOS, Aline Veiga (Orgs.). Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2015.
MALANCHEN, Julia. Cultura, Conhecimento e Currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
MELO, Maria Teresa Leitão de. Programas Oficiais para a Formação dos Professores da Educação Básica. Revista Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, Dezembro/99.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: uma (re)visão radical.Revista Em Perspectiva. 14 (1) São Paulo, 2000.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1999.
PEREIRA, Julio Emílio Diniz. Formação de professores da Educação Básica no Brasil no limiar dos 20 anos da LDBEN. Notandum 42 set-dez 2016 – CEMOrOC - Feusp / IJI-Univ. do Porto, 2016.
ROCHA, Maria Izabel. Otimismo pedagógico. In: FIDALGO; Fernando; MACHADO, Lucília. Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2000.
SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da Educação Profissional. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FILHO, Luciano Mendes Faria; VEIGA, Cynthia Greive. 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
____________________.Pedagogia e formação de professores no Brasil: vicissitudes dos dois últimos séculos”, apresentado na sessão de Comunicação Coordenada Permanências e mudanças na educação brasileira – séculos XIX e XX, no IV Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado em Goiânia (GO) de 5 a 8 de novembro de 2006.
____________________.A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2012.
____________________.História do Tempo e Tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
SILVA, Francisco Thiago. Currículo Festivo e Educação das Relações Raciais. Rio Grande: Pluscom Editora, 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: PUCCI (org.). Teoria Crítica e Educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2007.
.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).