ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p256Palabras clave:
Alagoas, Identidade, Ensino de História.Resumen
Este trabalho é uma resenha da obra da historiadora e educadora Leda Almeida "Alagoas: gênese, identidade e ensino". A importância deste livro se expressa tanto na a obra completa da autora, quanto no exercício intelectual de compreensão da relação entre a história do estado de Alagoas, dos alagoanos e dos modos como estes se relacionam com a sua própria história. O movimento do livro lança luz sobre as bases da formação do estado de Alagoas e, para isto, Leda Almeida envereda pelos seguintes temas: a unificação dos Estados Nacionais europeus; a formação do Estado Nacional brasileiro e sua relação com a história de Alagoas; as representações em torno de Alagoas e o ensino de história nas escolas públicas. Somos levados a colocar em xeque as representações estereotipadas que circundam a discussão sobre a construção de uma "alagoanidade" frente à história deste estado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).