ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO

Autores/as

  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p256

Palabras clave:

Alagoas, Identidade, Ensino de História.

Resumen

Este trabalho é uma resenha da obra da historiadora e educadora Leda Almeida "Alagoas: gênese, identidade e ensino". A importância deste livro se expressa tanto na a obra completa da autora, quanto no exercício intelectual de compreensão da relação entre a história do estado de Alagoas, dos alagoanos e dos modos como estes se relacionam com a sua própria história. O movimento do livro lança luz sobre as bases da formação do estado de Alagoas e, para isto, Leda Almeida envereda pelos seguintes temas: a unificação dos Estados Nacionais europeus; a formação do Estado Nacional brasileiro e sua relação com a história de Alagoas; as representações em torno de Alagoas e o ensino de história nas escolas públicas. Somos levados a colocar em xeque as representações estereotipadas que circundam a discussão sobre a construção de uma "alagoanidade" frente à história deste estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Licenciada em História pela Universidade Norte do Paraná; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas; com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação ne Universidade de Lisboa.

Publicado

2014-01-25

Cómo citar

SILVA, Camila Ferreira da. ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 256, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n10p256. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/743. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Resenhas

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.