Os conteúdos de Física Moderna em livros didáticos de Física do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p106-124

Palabras clave:

Física Moderna, Livro didático, Ensino de Física, Ensino médio.

Resumen

Este trabalho apresenta um recorte bibliográfico das produções acadêmicas brasileiras que investigaram a forma que os livros didáticos de Física do Ensino Médio apresentam os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC). A pesquisa busca investigar como têm sido desenvolvidos os trabalhos nessa área de pesquisa e quais encaminhamentos os autores de livros didáticos atribuem á FMC. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas registradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2008 a 2017. Os trabalhos analisados mostram que à abordagem da FMC nos livros didáticos não seguem as recomendações dos documentos oficiais de Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia do Nascimento Pereira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA (2016). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão.

Silvete Coradi Guerini, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria.   Mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Maranhão. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Maranhão e professora do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Maranhão.

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Rio Grande do Sul). Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Lincenciado em Biologia e Química pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor Adjunto III do Departamento de Química e Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor dos Programas de Pós-Graduação Stricto Senso: Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM / UFMA) - Mestrado Acadêmico (UFMA).

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 2ed. São Paulo. 2011. 279 p.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Um objeto variável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, M.(org) Leitura, história e história e leitura. Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil: FAPESP, 1999.

BERNARDO, Fernando Lázaro. Análise praxeológica de tópicos de Física Moderna em livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 234 f, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- PCNEM, bases legais. Brasília, DF, 2000.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Projeto de avaliação dos livros didáticos da 1ª à 4ª série. v. 2. Brasília: MEC, 2003. 275p.

______. Ministério de Educação (MEC). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias- PCN+. Secretaria de Educação Média e Tecnológica/MEC. Brasília, 2006.

______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- DCNEM. Brasília, DF, 2013, p. 145-191.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016.

______. Ministério da Educação. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de teses: Mestrado/Doutorado.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 239 p. ISBN 978-85-7526-358-7.

BROCKINGTON, Guilherme; PIETROCOLA, Maurício. Serão as regras da transposição didática aplicáveis aos conceitos de física moderna?. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10(3), p. 387-404, 2005.

CAMARGO, Antônio José. A introdução de Física Moderna no segundo grau: obstáculos e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996, 180 f.

CARVALHO, Cristiano. A história da indução eletromagnética contada em livros didáticos de Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007, 143 f.

CAVALCANTE, Marisa Almeida. O ensino de uma nova Física e o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 21, n. 4, p. 550-551, 1999.

CAVALCANTE, Anderson Brasil Silva. Energia Nuclear no ensino médio: uma análise dos livros didáticos de Física dos programas PNLEM 2007 e PNLD 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 235 f, 2013.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, São Paulo, 2004.

DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci Teresinha Werner; SILVA, Júpiter Cirilo da. Análise da abordagem de Física Nuclear nos livros didáticos de Física. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, 2017. ISSN 2238-2380.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. Editora: Cortez. São Paulo, 2002.

DOMINGUINI, Lucas; MAXIMIANO, Joelma Rzatki; CARDOSO, Leonel. Novas Abordagens do Conteúdo de Física Moderna no Ensino Médio Público do Brasil. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

DOMINGUINI, Lucas. Questões históricas da evolução da Física Moderna nos livros didáticos de Física do PNLEM. Vidya, v. 31, n. 2, p. 11-26, 2011.

DOMINGUINI, Lucas. O conteúdo Física Moderna nos livros didáticos do PNLEM. Dissertação (Mestrado em Educação), Criciúma, 162 f, 2010.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Ideologia no Livro Didático. 2. ed. São Paulo: Cortez,1984.

FILHO, Otavio Rodrigues; PORTELA, Caroline Dorada Pereira. O livro didático de Física na formação e na prática profissional do professor. XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba/PR, 2015. ISSN 2176-1396.

FRACALANZA, Hilário. O livro didático de Ciências: novas ou velhas perspectivas. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge. (Orgs). O Livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006.

FERREIRA, Rodrigo Medeiros. Física Moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas Maceió, 2013. 83 f.

FERREIRA, Rodrigo Medeiros. A importância da Inserção da Física Moderna no ensino médio alagoano. TCC- Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas, 2008, 39 f.

FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar; SILVA, José Antônio Novaes da. A presença de imagens no livro didático de Física do ensino médio. Uma análise do discurso a partir das relações de gênero e de “raça”. IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros textuais. Campina Grande/PB, 2017.

FREITAG, Barbara; MOTTA, Valéria Rodrigues; COSTA, Wanderly Ferreira. O estado da arte do livro didático no Brasil. Brasília: Inep, 1987.

GARCIA, Ligia Valente de Sá. A Física Moderna e Contemporânea no ensino médio: caminhos para sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de São Paulo, 219 f, 2009.

GARCIA, Nilson Marcos Dias. A Física que gostaríamos de ter estudado na escola de nossos sonhos. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

GARCIA, Nilson Marcos Dias. Livro didático de Física e de Ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, Curitiba, n. 44, p. 145-163, abr./jun. 2012.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia. A produção do ensino e pesquisa na educação: estudo sobre o trabalho docente no curso de pedagogia. 1993. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

GROCH, Tony Marcio; BEZERRA JÚNIOR, Arandi Ginani. O ensino de relatividade restrita e geral nos livros didáticos do PNLEM. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Vitória/ES, 2009.

IMMICH, Vanessa; TERRAZZAN, Eduardo A.; MASCIMENTO, Tiago B. Caracterização de “Problemas” de Física Moderna em Livros Didáticos de Física. XVI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 17, Rio de Janeiro/ RJ, 2005.

LIMA, Nathan Willing; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio Jose de Holanda. Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 435-459, 2017.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afanso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LEMARQUE, Tatiele; TERRAZZAN, Eduardo A. Física Moderna nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Espírito Santo, 2009.

LEONEL, André Ary; SOUZA, Carlos Alberto. Nanociência e Nanotecnologia para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica. IN: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Florianópolis, 2009.

LOPES, Alice Casimiro. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

MACHADO, Daniel Ira; NARDI, Roberto. Construção de conceitos de Física Moderna e sobre a natureza da Ciência com o suporte da hipermídia. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 4, p. 473-485, 2006. ISSN 1806-1117.

MARTINS, Valéria Rosa. O ensino da Física Moderna nos livros didáticos do início do século XX. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 90 f, 2015.

MAXIMIANO, Joelma Rzatki; CARDOSO, Leonel; DOMINGUINI, Lucas. Física Moderna nos livros didáticos: um contraponto entre o PNLEM 2009 e o PNLD 2012. Vidya, v. 33, p. 97-115, 2013.

MEDEIROS, Alexandre; MONTEIRO, Maria Amélia. A invisibilidade dos pressupostos e das limitações da teoria copernicana nos livros didáticos de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 28-50, 2002.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação, v. 9, n.2, p. 147-157, 2003.

MEGGIOLARO, Graciela Paz. A abordagem da dualidade onda-partícula em livros didáticos de Física do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 198 f, 2012.

MENEZES, Luis Carlos de; HOSOUME, Yassuko. Para lidar com o mundo real, a Física escolar precisa ser Quântica. XII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Belo Horizonte/MG, p. 282-287, 1997.

MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto. As abordagens dos livros didáticos acerca da Física Moderna e Contemporânea: algumas marcas da natureza da Ciência. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.

MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco. O ensino de acústica nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM: análise das ligações entre a Física e o mundo do som e da música. HOLOS, v. 1, ano 27, p. 137-153, 2011.

MONTEIRO, Maria Amélia. Discursos de professores e de livros didáticos de Física do ensino médio em abordagens sobre o ensino da Física Moderna e Contemporânea: algumas implicações educacionais. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista. Bauru, São Paulo, 440 f, 2010.

OLIVEIRA, Fabio Ferreira; VIANNA, Deise Miranda; GERBASSI, Reuber Scofano. Física Moderna no ensino: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Física Contemporânea en la escuela secundaria: uma experiência em el aula involucrando formación de profesores. Revista Enseñanza de las Ciências, v.3, n. 18, p. 391- 404, 2000 b.

OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Atualização do currículo de Física na escola de nível médio: um estudo desta problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Florianópolis, 2000.

PAULO, Iramaia J. C. Elementos para uma proposta de inserção de tópicos de Física Moderna no ensino de nível médio. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 1997.

PEREZ, José Rafael Boesso; CALUZI, João José. E=MC^2 Ensino Médio e divulgação da Física Moderna. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. Jaboticatubas, MG, 2004.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: A relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Revista Ciência e Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

PINTO, A Custódio; ZANETIC, J. É possível levar a Física Quântica para o ensino médio?. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 7-34, 1999.

REIS, Wendel Farjado; MARTINS, Maria Inês. Estudo comparativo sobre as atividades experimentais em coleções de Física coincidentes recomendadas nas edições 2012 e 2015 do PNLD. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p. 462-476, 2016.

SILVA, Hudson Batista. Uma abordagem sobre Física das partículas para alunos do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física). Universidade Federal do Amazonas, 2016, 77 f.

SILVA, Rafael Moreira. Textos didáticos: crítica e expectativa. São Paulo: Alínea. 2000.

SILVA, Cibelle Celestino; PIMENTEL, Ana Carolina. Uma análise da história da eletricidade presente em livros didáticos: caso de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 141-159, 2008.

SIMÕES, Cleonir Coelho. Elementos de astronomia nos livros disático de Física. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 144 f, 2008.

TERRAZAN, Eduardo Adolfo. Perspectivas para a Inserção da Física Moderna na Escola Média. Tese (Doutorado)– Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1994. São Paulo: FEUSP, 241p.

TERRAZAN, Eduardo Adolfo. Inserção da Física Moderna e contemporânea no ensino de Física na escola de 2º grau. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 9, n. 3, p. 209--214, 1992.

VALADARES, Eduardo de Campos; MOREIRA, Alysson Magalhães. Ensinando Física Moderna do Segundo Grau: Efeito Fotoelétrico, Laser e Emissão de Corpo Negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.15, n.2, 1998.

VALENTE, Ligia. A Física Moderna e Contemporânea no ensino médio: caminhos para sala de aula. Disertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, 219 f, 2009.

VIANA, Davidson Rezende; FILHO, João Antônio Corrêa. Uma análise de applets de Física Moderna e Contemporânea para o ensino médio. X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina: SBF, 2006.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

PEREIRA, Patrícia do Nascimento; GUERINI, Silvete Coradi; SÁ-SILVA, Jackson Ronie. Os conteúdos de Física Moderna em livros didáticos de Física do Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 106–124, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p106-124. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7656. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.