O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p254-270

Palabras clave:

Primeiros socorros, Emergências, Educação, Saúde escolar

Resumen

O estudo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento dos servidores públicos em um campus de uma instituição federal de ensino do estado do Rio de Janeiro em primeiros socorros, bem como apontar sua percepção quanto à importância e necessidade desse conhecimento para o trabalho no ambiente escolar. A Pesquisa Exploratória foi utilizada como metodologia, com ênfase em abordagem qualitativa. A importância do conhecimento em primeiros socorros para os participantes foi vinculada aos seguintes motivos: salvar vidas, um ato de responsabilidade e ser exclusivo do profissional de saúde. Os dados apresentados evidenciaram a falta de conhecimento, por parte dos servidores, sobre os primeiros socorros, e que medidas educativas são necessárias para promover a autonomia e o empoderamento das habilidades em primeiros socorros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jessika Afonso Castro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa (2013).  Mestre em Ensino da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2019). Especialista em Saúde da Família pela Universidade de Brasília (Unb) no ano de 2015. Atualmente é servidora Pública do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no cargo de enfermeira. Tem como área de atuação: Saúde Coletiva; Saúde da Família e Gestão Pública.

Benedito Carlos Cordeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assistencia farmacêutica, educação permanente em saude, atenção farmacêutica. Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde no período 2008-2009.

Kelly Gomes Messias Andrade, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (2007), Pós graduação em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Nova Iguaçu (2010) e Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde (2016). Mestranda na Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense, Pós graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Redentor e Graduanda em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia. Atualmente coordena o Programa de Educação Permanente em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde em Itaperuna, atua como Professora Especialista no Centro Universitário Redentor e Enfermeira da Frente Nacional de Combate ao Câncer.

Citas

AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA). Destaques da AHA 2015: atualização das diretrizes de RCP e ACE. 2015. Disponível em: https://eccguidelines.heart.org/wp.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Código Penal Brasileiro: Decreto-lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940. São Paulo: Saraiva, 2002. art.135.

BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 1a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno do gestor do PSE. Brasília: MS, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Diário Oficial da União, 5 out, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13722.htm.

BORGES, T.S; ALENCAR, G.; Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista; n° 04, p. 1 19-143, 2014.

CALANDRIM, L.F et al. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene. n.13, v. 3, p.292-299, maio, jun, 2017.

CECCIM, Ricardo Burg. Desenvolvimento ou competências no trabalho em saúde: educação, áreas do conhecimento e profissões no caso da saúde. Tempus, v.6, n.2, p.253-277, 2012.

COSTA, C.W.A el al. Unidade didática de ensino dos primeiros socorros para escolares: efeitos do aprendizado. Pensar Prát [Internet], v.18, n.2, p.338-349, 2015. [acessado 2019 Fev 01] Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30205.

ESTEVES, D et al. Avaliação do conhecimento dos professores de educação física para reagirem a situações de emergência. Motricidade [Internet], v.11, n.1, p.39-53, 2015. [acessado 2019 Feb 1]; Disponível em: file:///C:/Users/Martins/Downloads/3125-Article%20Text-18245-1-10-20150502.pdf.

FERRAZ, D.A.S; NEMES, M.I.B. Avaliação da implantação de atividades de prevenção das DST/AIDS na atenção básica: um estudo de caso na Região Metropolitana de São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.25, n.2, p.240-250, 2009.

FIGUEIREDO, T.A.M et al. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciênc. saúde coletiva, v.15, n.2, p.397-402, 2010.

FIORUC, B. E et al. Educação em saúde: abordando primeiros socorros em escolas públicas no interior de São Paulo. Revista eletrônica de Enfermagem, São Paulo, v. 10, n. 3, out. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GALINDO NETO, Nelson Miguel et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 30, n. 1, p. 87-93, jan. 2017. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002017000100087&lng=pt&nrm=iso.

HYPOLITO, A.M. Reorganização gerencialista da escola e trabalho docente. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v.38, n.21, p.1-18, 2011.

JOSEPH, N et al.. Awareness, attitudes and practices of first aid among school teachers in Mangalore, South India. J Prim Health Care [Internet], v.7, n.4, p.274-228, 2015. [cited 2019 Feb 1] Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26668832.

JUZWIAK, Claudia Ridel; CASTRO, Paula Morcelli de; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. A experiência da Oficina Permanente de Educação Alimentar e em Saúde (OPEAS): formação de profissionais para a promoção da alimentação saudável nas escolas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 18, n. 4, p. 1009-1018, Apr. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000400014&lng=en&nrm=iso>. access on 29 Mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000400014.

KAWAKAME, P.M.G; MIYADAHIRA, A.M.K. Assessment of the teaching-learning process in students of the health area: cardiopulmonary resuscitation maneuvers. Rev Esc Enferm USP [Internet], v.49, n.4, p.652-658, 2015. [cited 2019 Feb 1]; Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n4/0080- 6234-reeusp-49-04-0657.pdf.

LEITE, A.C.Q.B et al. Primeiros socorros nas escolas. Revista Extendere, v.2, n.1, p. 61-70, 2013.

MARTÍN, R.A. Educación para la salud en primeros auxilios dirigida al personal docente del ámbito escolar. Enferm univ, v.12, n.2, p.88-92, maio, 2015. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1665706315000056.

MACHADO, M.F.A.S, et al. Programa Saúde na Escola: estratégia promotora de saúde na atenção básica no Brasil. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum, v.25, n.3, p.307-312, 2015.

NARDINO, J el al. Atividades educativas em primeiros socorros. Revista Contexto & Saúde, v.12, n.23, p.88-92, 2014.

NATARAJAN, K; GURUNATHAN, D. Knowledge of tooth avulsion and its emergency management among physical education teachers in Chennai. IOSR-JDMS [Internet], v.11, n.5, p.21-24, nov-dec, 2013. [cited 2019 Feb 1];. Available from: http://www.iosrjournals.org/iosr-jdms/papers/Vol11-issue5/F011512124.pdf.

OLIVEIRA, A.B.M.G. A abordagem de primeiros socorros realizada pelos professores em uma unidade de ensino estadual em Anápolis – GO. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde [Internet], v.18, n.1, p.25-30, 2014. [acessado 2019 Fev 1]. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=26037787004.

OLIVEIRA, I.S et al. Knowledge of edutors on prevention of accidents in childhood. J Nurs UFPE on line [internet]., v.8, n.2, p-279-85, 2014. Available from: http:// www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/ view/3390/pdf_4530.

PERGOLA, M.A; ARAÚJO, I.E.M. O leigo e o suporte básico de vida. Rev Esc Enferm USP , v.43, n.2, p.335-342, 2009.

PINTO, B.K et al. Promoção da saúde e intersetorialidade: um processo em construção. Rev Min Enferm, v.16, n.4, p.487-493, 2012.

VERONESE, A.M et al. Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência. Rev. Gaúcha Enferm, v.31, n.1, p.179-182, 2010. [acessado 2019 Fev 1];31(1):179-182. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000100025.

SILVA, L.G.S et al. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enferm Foco, v.8, n. 3, p. 25-29, 2017. [acessado 2019 Fev 1] Disponível em: http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/893/394.

SILVA, L.M; CORTEZ, E.A. Oficinas de educação permanente sobre infecção sexualmente transmissível: relato de experiência. Rev enferm ufpe on line, v.11, n.5, p.2250-2256, 2017.

SILVEIRA, R.E et al. Oficinas com professores: educação em saúde para o manejo com adolescentes. Acta Paul Enferm, v.25, p. 169-174, 2012. 2012.

SÖNMEZ, Y; USKUN, E; PEHLIVAN A. Knowledge levels of pre-school teachers related with basic firstaid practices, isparta sample. Turk PediatriArs. [Internet]. 2014 [cited 2017 Abr 14]; v.49, n.3, p- 238- 246, 2014. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih. gov/pubmed/26078669).

STOCCO, J et al. O enfermeiro na educação escolar ensinando noções básicas de primeiros socorros para alunos do ensino fundamental. Revista Eletrônica da Facimed, v.3, n.3, p.363-370, 2011.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

CASTRO, Jessika Afonso; CORDEIRO, Benedito Carlos; ANDRADE, Kelly Gomes Messias. O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 254–270, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p254-270. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7804. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.