Os fazeres de um grupo de Iniciação Científica na Educação Básica: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p307-328Palabras clave:
Iniciação Científica, Educação Básica, Estudo de CasoResumen
Esse artigo aborda a pesquisa acerca do problema: Como um grupo de Iniciação Científica pode contribuir para a construção de conceitos, assim como para o desenvolvimento de habilidades e atitudes em estudantes da Educação Básica? Um estudo de caso com produção de informações a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e familiares dos estudantes integrantes do Grupo. O tratamento das mesmas foi feito por Análise Textual Discursiva, tendo emergido duas categorias: O Grupo enquanto emergência no cenário escolar e os estudantes participantes; O papel do Grupo para os sujeitos da comunidade escolar e as investigações desenvolvidas. A participação no Grupo mostrou-se com potencial pedagógico para distintas formas de ensinar e aprender conceitos, habilidades e atitudes.Descargas
Citas
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. saúde pública. Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 389-394, fev. 2011.
GARTON, A. F. Social interaction and the development of language and cognition. Hillsdale, USA: Lawrence Erlbaum, 1992.
HARDY, B. Narrative as a primary act of mind. In: MEEK, M.; WARLOW, A.; BARTON, G. The Cool Web. Londres: The BodleyHead, 1997.
JIMÉNEZ ALEIXANDRE, M. P. El aprendizaje de las ciencias: construir y usar herramientas. In: ALEIXANDRE, M. P. J.; CAAMAÑO, A.; OÑORBE, A.; PEDRINACE, E.; PRO, A. Enseñar ciencias. Barcelona: GRAÓ, 2010.
LEITÃO, S.; CHIARO, S.; CANO, M. El debate critico - un recurso de construcción del conocimiento en el aula. Textos de Didactica de la Lengua y de la Literatura, v. 073, p. 26-33, 2016.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.
ORÑOBE, A. Resolución de problemas. In: ALEIXANDRE, M. P. J.; CAAMAÑO, A.; OÑORBE, A.; PEDRINACE, E.; PRO, A. Enseñar ciencias. Barcelona: GRAÓ, 2010.
PIZZATO, M. C.; ESCOTT, C. M.; SOUZA, M. D.; ROCHA, P. S.; ESCOTT, C. M.; MARQUES, L. C. O que são atitudes investigativa e científica, afinal?. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, nº 2, p. 342-360, 2019.
RAMÍREZ, N.; SOUZA, D.; LEITÃO, S. Desarrollo de habilidades argumentativas en contexto de enseñanza-aprendizaje de contenidos curriculares. Cogency: Journal of Reasoning and Argumentation, v. 5, p. 107-134, 2013.
RODEN, J. Observar, mensurar e classificar. In: WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT,C.; FOREMAN, J. Ensino de Ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
SAVIANI, D. Prefácio. In: WACHOWICZ, L. A. O método dialético da didática. Campinas: Papirus, 1991.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
WARD, H. Investigação científica. In: WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Boletim da Universidade de Moscou, Série 14, Psicologia, 1986, No. 1. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, p. 21-44, Julho/00. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a02v2171.pdf Acesso em: mar. de 2019.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).