Transpondo saberes para um app de Educação Ambiental baseada no lugar em Realidade Aumentada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p762-784

Palabras clave:

Realidade Aumentada. Educação Ambiental. Transposição Didática. Biologia. Ciências Ambientais.

Resumen

Transposição didática (Chevallard, 1998) se refere à passagem do saber sábio, produzido nos círculos acadêmicos, ao saber a ensinar, presente nos currículos, e deste ao saber ensinado nas escolas. No que concerne à produção de aplicativos educativos para educação ambiental baseada no lugar, levantamos a hipótese da necessidade de inclusão da análise do saber aprendido pelos alunos para que a Transposição Didática seja efetiva. O objetivo do trabalho relatado neste artigo foi verificar essa necessidade para a efetivação da transposição didática com vistas à educação ambiental baseada no lugar, por meio do processo de concepção, desenvolvimento e teste de um aplicativo, intitulado O Ribeirão e a Escola, experimentado em seis turmas de ensino fundamental da Escola Classe 05 de Sobradinho, Distrito Federal. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AXT, M., SCHUCH, E. M. M. Ambientes de realidade virtual e educação: que real é este? Interface Comunic, Saúde, Educ, v. 5, n. 9, p.11-30, 2001.

ARTAUD, Antonin. The Theater and its Double. New York: Grove Weiden, 1958. 159 p. Publicação original: 1938.

AZUMA, Ronald; BAILLOT, Yohan; BEHRINGER, Reinhold; FEINER, Steven; JULIER, Simon; MACINTYRE, Blair. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, v.21, n.6, p.34-47, 2001.

BARDIN, L. L. Analyse de contenu. França: Presses Universitaires, 1977. 232 p.

BERLINCK, Christian Niel; CALDAS, Ana Luiza Rios; MONTEIRO, Aline H. R. Rendall; SAITO, Carlos Hiroo. Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambiente e Educação, v.8, p.117-129, 2003.

CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. 2 ed. São Paulo, SP: Cengage, 2018.

CHAPIN III, F. Stuart; KNAPP, Corrine N. Sense of place: A process for identifying and negotiating potentially contested visions of sustainability. Environmental Science & Policy, v. 53, pp. 38-46, 2015.

CHEVALLARD, Yves. La Transposición Didáctica: Del Saber Sabio al Saber Enseñado. 3. ed. Tradução Claudia Gilmar. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1998.

COELHO, Maria Célia Nunes. Impactos ambientais em áreas urbanas: teorias, conceitos e métodos de pesquisa. In: GUERRA, Antonio José Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (org.). Impactos ambientais urbanos no Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2011. 418 p.

EIJCK, Michiel van; ROTH, Wolff-Michael. Towards a chronotopic theory of “place” in place-based education. Cult Stud of Sci Educ, v. 5, p. 869-898, 2010.

ELFER, Charles Joseph. Place-based education: a review of historical precedents in theory and practice. 2011. 463 f. Dissertação (Doutorado em Filosofia) – University of Georgia, Athens, Georgia, 2011.

GARONCE, Francisco; LACERDA SANTOS, Gilberto (2012) Transposição Midiática: da Sala de Aula Convencional para a Presencial Conectada. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 121, p. 1003-1017, out./dez. 2012

HEIM, Michael. The Metaphysics of Virtual Reality. New York: Oxford University Press, 1994. 208 p.

HOUNSELL, Marcelo da Silva; TORI, Romero; KIRNER, Claudio. Realidade Aumentada. In: TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a realidade virtual e aumentada. Porto Alegre (RS): SBC, 2018.

KAZAZIAN, Thierry. Design e desenvolvimento sustentável: haverá a idade das coisas leves. São Paulo: SENAC, 2005.196 p.

KRAUSE, Frederico Coelho. Educação Ambiental Baseada no Lugar com Realidade Aumentada: métodos e diretrizes para a transposição didática no desenvolvimento e uso de aplicativos. Tese (Doutorado em Educação) – UnB. Brasília, 194 p., 2019.

LENGEN, Charis; KISTEMANN, Thomas. Sense of place and place identity: Review of neuroscientific evidence. Health & Place, v. 18, pp. 1162-1171, 2012.

LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 2011. Publicação original: 2011.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2001. 288p.

MILGRAM, Paul; KISHINO, Fumio. A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE Transactions on Information Systems, v. E77-D, n.12, 1994.

OLEKSY, Tomasz; WNUK, Anna (2016) Augmented places: An impact of embodied historical experience on attitudes towards places. Computers in Human Behaviour, v. 57, p. 11-16, 2016.

RICHMOND, Brian G.; ROACH, Neil T.; OSTROFSKY, Kelly R. Evolution of the Early Hominin Hand. In: KIVELL, Tracy L.; LEMELIN, Pierre; RICHMOND, Brian G.; SCHMITT, Daniel. The Evolution of the Primate Hand. Springer, 2016. 589 p.

SEMKEN, Steven; WARD, Emily Geraghty; MOOSAVI, Sadredin; CHINN, Pauline W. U. Place-Based Education in Geoscience: Theory, Research, Practice,and Assessment. Journal of Geoscience Education, v. 65, pp. 542–562, 2017.

SOBEL, David. Place-based education: Connecting classrooms and communities. Great Barrington, MA: The Orion Society, 2005.

Publicado

2020-06-22

Cómo citar

KRAUSE, Frederico Coelho; SANTOS, Gilberto Lacerda. Transpondo saberes para um app de Educação Ambiental baseada no lugar em Realidade Aumentada. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 762–784, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p762-784. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8829. Acesso em: 16 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.