Enfrentamento da violência virtual – cyberbullying na perspectiva de alunos e educadores de escola privada

Autores/as

  • Juliene Gomes Brasileiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Daniela Tavares Gontijo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p17-40

Palabras clave:

Cyberbullying, Violência virtual, Adolescentes, Abordagem Qualitativa, Educação e Saúde

Resumen

O Cyberbullying (CB) compõe uma categoria específica de violência com efeitos danosos aos jovens. É necessário compreender a quem cabe e como deve se dar o enfrentamento do CB envolvendo adolescentes. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa qualitativa realizada com alunos e educadores de uma instituição privada de ensino de Recife – PE, Brasil sobre quem são os responsáveis pelo enfrentamento do CB percebido na escola e que ações são mais eficazes. Através da análise de conteúdo de grupos focais e entrevistas individuais, a escola, a família, os envolvidos na violência e o Estado foram apontados como responsáveis por organizar e aplicar ações sistematizadas de caráter informativo, educativo,
disciplinar e punitivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliene Gomes Brasileiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - UFPE

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente

Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão da Cultura Educacional

Membro da Comissão Técnica de avaliação de Ações de Extensão da Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE

Daniela Tavares Gontijo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós Doutora em Educação

Doutora em Ciências da Saúde

Docente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no curso de graduação em Terapia Ocupacional.

Professora Colaboradora no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFPE) .

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde na Infância e Adolescência.

Membro da Cátedra Paulo Freire (UFPE).

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

BRASILEIRO, Juliene Gomes; GONTIJO, Daniela Tavares. Enfrentamento da violência virtual – cyberbullying na perspectiva de alunos e educadores de escola privada. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 17–40, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p17-40. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9624. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.