Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência no Brasil: construindo pontes entre discursos políticos e discursos teórico-curriculares
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp514-535Palabras clave:
Educação inclusiva. Pessoas com deficiência. Discursos e práticas curriculares.Resumen
A educação inclusiva da pessoa com deficiência no Brasil, embora se reconheça existir atenção política para esta problemática desde pelo menos a constituição de 1988, parece estar ainda longe de ser alcançada. Tem-se claro que a concretização da educação inclusiva requer a adoção de práticas curriculares flexíveis e diferenciadas que assegurem que todos os alunos possam conviver e aprender juntos. É neste âmbito que se situa o estudo que neste artigo se dá conta, cujo objetivo foi analisar proposições políticas e curriculares sobre Educação inclusiva no Brasil, problematizando possibilidades de concretização. Recorreu-se a análise documental da legislação brasileira e a artigos, com foco em práticas curriculares de inclusão, publicados na plataforma Scielo. Os resultados apontam para pontes ténues entre o discurso legal e discursos acadêmicos sobre práticas curriculares inclusivas.
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