O professor-pesquisador da educação profissional e tecnológica: particularidades e expectativas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p93-106Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação de professores, Professor pesquisador.Resumen
Este ensaio analisa o processo de formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na perspectiva do professor-pesquisador que requer uma formação ampla e condizente com o mundo do trabalho que abarque as dimensões humanidade, criticidade e responsabilidade social. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Anastasiou e Pimenta (2002), Anastasiou e Alves (2005), Cunha e Prado (2007), Demo (2011), Freire (1996), Kuenzer (2014), Machado (2008, 2011), Moura (2019), Vieira at al (2018), Vieira et al (2014) e Vieira et al (2019). As repercussões indicam que ao assumir a postura de professor-pesquisador, o professor assume não ser o detentor do conhecimento e abre espaço para a (re)construção coletiva por meio do diálogo com os estudantes.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).