Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil
conversando com professores e professoras
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p410-415Mots-clés :
Teoria Histórico-Cultural, Criança, Educação InfantilRésumé
A obra apresenta ao público conceitos balizadores da Teoria Histórico-Cultural com base em exemplos, demonstrando como tais conceitos podem orientar práticas pedagógicas intencionais em creches e pré-escolas. É um convite às leitoras e leitores a terem um novo olhar sobre a infância e a educação, a partir de uma teoria que acredita no desenvolvimento humano e que aposta na escola como espaço privilegiado desse desenvolvimento.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.
DUARTE, N. A Escola de Vigotski e a Educação escolar (hipótese para uma leitura pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural). In: _____. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 75-106.
MELLO, S. A. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: UNESP-Marília-Publicações, 2000.
MELLO, S. A. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Perspectiva: Revista do Centro de Educação e Ciências Humanas, Florianópolis, v.25.n.1, p 83-104, jan/jun. 2007.
MELLO, S. A.; TEIXEIRA, S. R. S. Formação de professores: uma teoria para orientar as práticas. In: CORRÊA, C. H. A.; CAVALCANTE, L. I. P.; BISSOLI, M. F. (Orgs.). Formação de professores em perspectiva. Manaus: EDUA, 2016. p. 85-105.
PRESTES, Z. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. V. 3. Madrid: Editorial Pedagógica, 1983.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).