“Abrir Janelas na Escrita”

oficina estética como estratégia para a formação sensível de docentes

Auteurs-es

  • Ana Paula Pereira Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia Universidade federal de Santa Catarina
  • Andrea Vieira Zanella UFSC

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432

Mots-clés :

oficinas estéticas, escrita, formação continuada, professores.

Résumé

Este artigo apresenta e analisa as ressonâncias de uma oficina estética de escrita para professoras/es do ensino fundamental I e II em uma escola da rede particular de ensino de Curitiba-PR. A oficina apostou na potência da atividade de escrita inventiva em grupo, através de um exercício de criação poética. Destaca-se a importância de experiências de formação estética de professore/as que promovam encontros com as produções da sensibilidade e imaginação humana, com o fazer criador e inventivo. Conclui-se que as oficinas estéticas surgem como alternativas para uma educação do sensível, frente às práticas que se resumem a repetir técnicas e reproduzir discursos que reiteram uma postura não implicada diante da vida, diante do mundo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Paula Pereira, Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia Universidade federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista CAPES-DS; Mestra em Psicologia Cognitiva no Programa de Pós Graduação em Psicologia Cognitiva, com apoio da bolsa de apoio a pesquisa do CNPq. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquiso práticas artísticas processos de criação e produção de subjetividade; diálogos entre psicologia e arte, com um interesse especial na pesquisa da leitura literária em práticas de mediação que preservam o direito ao saber e à fantasia. 

Andrea Vieira Zanella, UFSC

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e na UFRGS em 2009. Foi pesquisadora visitante da New School for Social Research em 2016. Desenvolveu atividades junto à CAPES na condição de coordenadora adjunta da Câmara II - Sociais e Humanidades da Área Interdisciplinar, entre 2011 e 2015. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC entre 2004 e 2007. Foi coeditora da Revista Psicologia & Sociedade entre 2008 e 2011 e integrou a Direção Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (gestões 1992-1993, 2010-2011 e 2012-2013). É editora da ABRAPSO Editora, quadriênio 2018-2021 Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na interface da Psicologia Social com a arte, com os seguintes temas: relações éticas, estéticas e processos de criação; educação estética; questões metodológicas na pesquisa em psicologia social e arte. Publicou Entre Galerias e Museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida (2017); Perguntar, Registrar, Escrever: inquietações metodológicas (2013); Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e conceito de zona de desenvolvimento proximal (2014), entre outros. Além dos livros, tem vários capítulos de livros publicados em coletâneas e artigos em periódicos científicos. Integra o corpo editorial de várias editoras e periódicos, nacionais e internacionais.

Références

ALBANO, Ana Angélica. Formação estética. Palestra proferida no EDUCASUL. Florianópolis, 09 ago. 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 2004.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação Inventiva de professores. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira (org). Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 3. ed. Curitiba: Criar, 2004

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? Campinas, SP: Papirus. (Coleção Ágere), 1991.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.3, pp. 7-16. ISSN 1807-0310.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo. Uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo horizonte: Autêntica, 2007.

KASTRUP, Virgínia. Conversando sobre políticas cognitivas e formação inventiva. In: DIAS, Rosimeri de Oliveira (org). Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

KASTRUP, Virgínia. Experiência Estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre a acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na Educação: teoria & prática Porto Alegre, v.13, n.2, jul./dez. 2010.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira da Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

MAHEIRIE, Katia. et al. Processos de criação em educadoras: uma experiência e suas implicações. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, v. 19 - n. 1, p. 145-154, Jan./Jun. 2007.

MARCHIORI, A. F., TRINDADE, L. H. & MELO, AS. Writing practices in continuing training of teachers that work in childwood education. Research, Society and Development, 9(7), 2020.

MARTINS, Miriam Celeste. O Sensível Olhar Pensante. In: FREIRE, Madalena (Org.) Observação, Registro, Reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 3. ed. São Paulo: Publicações do Espaço Pedagógico, fev/2003.

MARTINS, Miriam Celeste. O Sensível Olhar Pensante. In: FREIRE, Madalena (Org.) Observação, Registro, Reflexão: Instrumentos Metodológicos I. 3. ed. São Paulo: Publicações do Espaço Pedagógico, fev/2003.

MEIRELLES, Cecília. Escolha o seu sonho. Rio de Janeiro: Global Editora, 2016.

MOREIRA, Debora Oliveira. Atitude estética na formação continuada de professores do ensino fundamental. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.

PLASZEWSKI, Helenara; MEIRA, Mirela Ribeiro. Educação, Estética e Metamorfoses Pedagógicas. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 25, Dossiê, 2020.

QUEIRÓS, Bartolomeu. Campos. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

QUINTANA, Mario. Os poemas. São Paulo: L&PM 1980.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Arte e desenvolvimento estético na escola. In: PINTO, Angel; SCHLINDWEIN, Luciane Maria e NEITZEL, Adair de Aguiar (orgs.) Cultura, escola e educação criadora: formação estética do ser humano. Curitiba: Editora CRV, 2010.

VIGOTSKI, Lev. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários de Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

ZANELLA, A.V. et al. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: reflexões sobre a formação de professores(as). Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), v. 06, p. 00-06, 2006.

ZANELLA, Andrea. Vieira. et al. (Org.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: UFSC, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-31

Comment citer

PEREIRA, Ana Paula; ZANELLA, Andrea Vieira. “Abrir Janelas na Escrita”: oficina estética como estratégia para a formação sensível de docentes. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 416–432, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p416-432. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10443. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Debates

Articles similaires

<< < 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.