Aspectos formativos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p170-193

Mots-clés :

Educação do Campo, Currículo, Formação docente em Ciências da Natureza

Résumé

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre um curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza, pertencente a uma universidade pública federal. A investigação abrangeu a estrutura curricular e as práticas formativas desenvolvidas. Verificou-se que o currículo investigado apresenta espaços significativos destinados aos conhecimentos específicos para o exercício do magistério em escolas do Campo. As respostas dos sujeitos apontam que o curso contribui com uma preparação profissional qualificada para seus egressos, ainda que sua abordagem interdisciplinar tanto seja vista como uma proposta positiva, quanto entendida como um ponto problemático da formação docente proporcionada.

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Carlos Ventura Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Carlos Ventura Fonseca é professor Adjunto-1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Tornou-se professor da universidade em janeiro de 2017. Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou em cursos técnicos integrados ao ensino médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, tendo como foco de trabalho os seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências, materiais didáticos, formação inicial e formação continuada de professores. Atualmente, desenvolve seu trabalho em cursos de graduação (Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 

Flavia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência, na pesquisa e extensão. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química.

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Publié-e

2021-08-31

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FONSECA, Carlos Ventura; DOS SANTOS, Flavia Maria Teixeira. Aspectos formativos de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 170–193, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p170-193. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10693. Acesso em: 23 nov. 2024.

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