A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p668-692

Mots-clés :

Leitura no Ensino Médio, Prática escolar da leitura, Crônica

Résumé

Este artigo resulta de uma pesquisa de mestrado realizada em 2010 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, cujo objetivo foi o de verificar em que medida a crônica contribuía para as práticas de leitura significativa nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio, em duas escolas públicas e duas particulares, localizadas em cidade do interior de Alagoas. Os dados coletados permitiram verificar que, embora fosse um gênero apreciado pelos alunos informantes, ainda era atribuída pouca importância à crônica nas escolas onde a pesquisa foi realizada, especialmente nas escolas particulares. Cremos que se trate de uma situação ainda evidente em salas de aula do Ensino Médio na cidade onde ocorreu a coleta dos dados, o que atualiza o estudo aqui apresentado.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Araujo Lima Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), é mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2012).Doutoranda em Linguística, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.  Professora efetiva do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Arapiraca. E membro do GETEL- Grupo de Estudos do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas - CNPq).

 

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas. É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL – Grupo de Estudos do Texto e da Leitura – Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordena, no momento, um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental.

Références

ADAM, Jean-Michel; HEIDMANN, Ute. O texto literário: por uma abordagem interdisciplinar. Revisão cientifica João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BENDER, Flora Christina. Teoria. In: BENDER, Flora Christina; LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e lingüística. São Paulo: Scipione, 2003.

CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, Antonio et. al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FRANCHETTI, Paulo Elias Allane; PECORA, Antônio Alcir Bernardez. Rubem Braga: literatura comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

LAURITO, Ilka Brunhilde. História. In: BENDER, Flora Christina; LAURITO, Ilka Brunhilde. Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. .Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Alcir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

MARIA, Luzia de. Leitura & colheita: Livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2008.

MARQUESI, Sueli Cristina. Lendo crônicas: perspectivas para a formação de leitores críticos. In: ANDRADE, Carlos Augusto B.; ROSSATTO, Edson (Org.). Prática de escrita: a crônica - um estímulo à percepção e à criatividade. São Paulo: Andross, 2005.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. São Paulo: Cultrix, 1985.

MONTEIRO, Maria da Conceição Silva Dantas. Crônica literária: um gênero e sua tradição. In: GOMES, João Bosco Figueiredo; OLIVEIRA, Risoleide Rosa Freire de; ARAÚJO, Silvano Pereira de. (Org.). Práticas linguageiras, literatura e ensino. Mossoró: Edições UERN, 2011.

PROENÇA FILHO, Domício. Reflexões sobre a crônica na literatura brasileira. In: CAVALIERE, Ricardo (Org.). Entrelaços entre textos: miscelânea a Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SANTOS, Leonor Werneck dos. Leitura na escola: como estimular os alunos a ler. In: TAVARES, Kátia; BECHER, Sílvia; FRANCO, Claudio (Org.). Ensino médio: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2011.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus, 1986.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Análise de gênero textual: concepção sócio-retórica. Maceió: EDUFAL, 2005 a.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos teóricos e estratégias de leitura: suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005b.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Ateliê de crônicas & portfólio. Leitura: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL, v. 42 p. 237-249, 2009.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2004.

TONELLI, Regina de Oliveira. A desfronteirização do gênero crônica na comunicação contemporânea. 2004. Dissertação ( Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-30

Comment citer

CAVALCANTE, Sandra Araujo Lima; SILVEIRA, Maria Inez Matoso. A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 668–692, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p668-692. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11102. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.