Lesson study no Brasil

uma década de produções acadêmicas sobre profissão e formação docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p754-777

Mots-clés :

Lesson Study, Formação de Professores, Produções acadêmicas no Brasil

Résumé

Este artigo trata de um levantamento de produções acadêmicas no Brasil sobre a metodologia japonesa Jugyo-Kenkyu (Lesson Study), aplicada à formação inicial e contínua de professores em várias partes do mundo. Para isso, foram realizadas buscas na internet por trabalhos publicados entre 2008 e 2018 com oito descritores. A pesquisa, norteada pelos princípios da Revisão Sistemática, resultou na seleção de 49 publicações oriundas de quatro regiões: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A análise desse corpus indica avanços das pesquisas, ainda embrionárias, com a Lesson Study no Brasil. Acredita-se que o volume de produções acadêmicas sobre essa metodologia aumente à medida que se amplie a divulgação do seu potencial formativo no país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Herlison Nunes de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Mojuí dos Campos-PA,

Herlison Nunes de Oliveira é professor de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação de Mojuí dos Campos-PA, e da SEDUC-PA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégias de Ensino de Inglês, Formação Contínua de Professores de Inglês, Música e Lesson Study. 

Nilton Hitotuzi, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Nilton Hitotuzi é Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará. É Doutor em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira e Segunda Linga pela Universidade de Birmingham / Reino Unido e Licenciado em Letras (Ensino de Inglês com Língua Estrangeira) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, realiza pesquisa pós-doutoral em Documentação e Descrição de Línguas Indígenas na Universidade do Arizona / Estados Unidos. Outros interesses de pesquisa incluem Metodologias de Ensino de Línguas, Alfabetização pelo Método Fônico em inglês, Drama-Processo, Pensamento Crítico e Pesquisa em Sala de Aula.

Kátia Lais Schwade, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Kátia Lais Schwade é professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Suas pesquisas concentram-se principalmente no campo da formação inicial e contínua de professores. Entre seus temas de interesse estão: Lesson Study, Pesquisa em sala de aula, Comunidades de Prática, Estágio Curricular Supervisionado e Métodos e Estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

Références

ARAGÃO, A. M. F.; PREZOTTO, M.; AFFONSO, B. F. Reflexividade e parceria no cotidiano da escola: o método de formação docente Lesson Study. In: XII EDUCERE-Congresso Nacional de Educação. Anais do XII EDUCERE. Curitiba – PR, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17679_7904.pdf>.

Acesso em: 27 set. 2020.

ARAÚJO, W. R.; OLIVEIRA, T.; SALGADO, M. A. J. A releitura da perspectiva do lesson study no subgrupo do ensino médio que constitui o grupo de sábado. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020.

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da metodologia japonesa de Lesson Study no Brasil. Simpósio Brasil-Japão 2009, São Paulo/SP, 2009. Disponível em:

<https://docplayer.com.br/storage/28/12698811/12698811.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

BALDIN, Y. Y. The lesson study as a strategy to change the paradigm of teaching mathematics: a Brazilian experience. In: ISOLDA, M. (Ed.) Proceedings of 4th APEC Tsukuba International Conference. Tsukuba: Tsukuba University, 2010. Disponível em: <http://www.criced.tsukuba.ac.jp/math/apec/apec2009/doc/pdf_2021/YurikoYam

amotoBaldin-paper.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

BALDIN, Y. Y. El proceso de introducción de Estudio de Clases en Brasil. In: ISODA, M.; ARCAVI, A.; LORCA, A. M. (Eds.). El estúdio de Clases Japonés en matemáticas: Su importancia para el mejoramiento de los aprendizajes en el escenario global, 3. ed., Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile, 2012.

BALDIN, Y. Y.; FELIX, T. F. A Pesquisa de Aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: BORBA, R.; MONTEIRO, C.; RUIZ, A. (Eds.). Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife – PE, 2011. Disponível em: <https://xiii.ciaemredumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/ paper/view/2494>. Acesso em: 28 set. 2020.

BATISTA, C. C. O estudo de aula na formação de professores de matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152467>. Acesso em: 28 set. 2020.

BEYER, H. O. O pioneirismo da escola flamming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes. Revista Educação Especial, v. 25, p. 9-24, 2005. Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/educacao

especial/article/view/4900>. Acesso em: 28 set. 2020.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. 210f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151292>. Acesso em: 28 set. 2020.

BEZERRA, R. C.; MORELATTI, M. R. M. Discutindo a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da lesson study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/renata_camacho_ bezerra_-_maria_raquel_miotto_morelatti_0.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

CERBIN, B.; KOPP, B. Lesson study as a model for building pedagogical knowledge and improving teaching. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 18, n. 3, p. 250-257, 2006. Disponível em:<https://eric.ed.gov/?id=

EJ1068058>. Acesso em: 27 set. 2020.

COELHO, F. G. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. 2014. 59f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/

trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?cid=1>. Acesso em: 27 set. 2020.

COELHO, F. G.; VIANNA, C. C. S.; OLIVEIRA, A. T. C. C. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. Vidya, v. 34, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponível em:<https://periodicos.ufn.edu.br/index.

php/VIDYA/article/view/41>. Acesso em: 28 set. 2020.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Práticas de desenvolvimento profissional em comunidades de professores que ensinam matemática. In: XI ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, Curitiba – PR, 2013. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/

_1659_ID.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

CURI, E. Educação Matemática na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: uma experiência de docência compartilhada. In: XII EPREM-Encontro Paranaense de Educação Matemática. Anais do XII EPREM. Campo Mourão – PR, 2014. Disponível em: <http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS

/MESAS/MT003.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

DUDLEY, P. The General rationale and underlying principles of Lesson Study. In: NORWICH, B.; JONES, J. (Ed.). Lesson Study: Making a difference to teaching pupils with learning difficulties. London: Bloomsbury, p. 15-33, 2014.

ELLIOTT, J. Editorial: Placing lesson study at the heart of the school-based curriculum development process and the development of teachers‟ knowledge. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 2, n. 1, p. 1-1, 2012.

FELIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do Estado de São Paulo, com a Metodologia da Pesquisa de Aula (Lesson Study). 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em:

<https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4412>. Acesso em: 27 set. 2020.

GAIGHER, V. R. Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/1234

/254>. Acesso em: 28 set. 2020.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F. Lesson study: um método japonês de desenvolvimento profissional. In: III CONCEFOR-Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. Anais do III CONCEFOR, Vitória, 10, 11 e 12 de agosto de 2016. Disponível em:<https://ocs.ifes.edu.br/index.php/cnfed/concefor/paper/view/25

/687>. Acesso em: 28 set. 2020.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F. Planejamento e execução de uma aula baseada em resolução de problemas com características de Lesson Study. In: IV CONCEFOR-Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. Anais do IV CONCEFOR, Vitória, 10, 11 e 12 de agosto de 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.ph

p/Cefor_IVConcefor/concefor4/paper/viewFile/3152/797>. Acesso em: 28 set. 2020.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F.; WROBEL, J. S. Planejamentos colaborativos e reflexivos de aulas baseadas em resolução de problemas verbais de matemática. Vidya, v. 37, n. 1, p. 51-73, 2017. Disponível em:

<https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1929/1905>. Acesso em: 28 set. 2020.

ISODA, M. Problem solving approaches in mathematics education as a product of Japanese Lesson Study. Journal of Science and Mathematics Education in Southeast Asia, v. 34, n. 1, p. 2–25, 2011.

LEWIS, C. Lesson Study: a handbook of teacher-led instructional change. Philadelphia: Research for Better Schools, Inc., 2002.

LEWIS, C.; TSUCHIDA, I. A lesson is like a swiftly flowing river: how research lessons improve Japanese Education. Improving Schools, v. 2, n. 1, p. 48-56, 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/136548029900200117>. Acesso em: 27 set. 2020.

LITOLDO, B. F.; RIBEIRO, M. Conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática em contexto formativo da Lesson Study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unica mp.br/pf-cempem/beatriz_f._litoldo_-_miguel_ribeiro.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

MACEDO, A. D. R.; BELLEMAIN, P. M. B. Jugyokenkyuu: contribuição à formação de professores de matemática. In: I LADIMA-Simpósio Latino-Americano de Didática Matemática. Anais do I LADIMA, Bonito – MS, 2016. Disponível em:

at.pro.br/wp-content/uploads/2020/05/MACEDO-BELLEMAIN.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

MACEDO, A. D. R.; BELLEMAIN, P. M. B.. Desenvolvimento profissional do professor de matemática a partir da Jugyou Kenkyuu no ensino de grandezas e medidas. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em:

<https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/aluska_dias_ramos_de_macedo_-_paula_moreira_baltar_bellemain.pdf >. Acesso em: 28 set. 2020.

MAGALHÃES, P. D. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática o método de estudo e planejamento de lições. 2008. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.

br/teses/EnCiMat_MagalhaesPD_1.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

MELLO, L. F.; SOUZA, M. A. V. F. de. Uma praça com área e perímetro dos nossos sonhos: n. 59. [Série Guias Didáticos de Matemática]. Vitória: Ifes, 2018. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564096>. Acesso em: 28 set. 2020.

MERICHELLI, M. A. J.; CURI, E. Estudos de aula (“lesson study”) como metodologia de formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.7, n. 4, p. 15-27, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1202>. Acesso em: 27 set. 2020.

MERICHELLI, M. A. J.; SOUZA, I. C. P. As aprendizagens profissionais de um grupo de professores em um estudo de aula. In: XII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XII ENEM, São Paulo – SP, 2016. Disponível em:

sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/4723_3790_ID.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

NETO, L. A, C. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6º ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em:

orio.ufscar.br/handle/ufscar/4458>. Acesso em: 27 set. 2020.

NEVES, T. M. Avaliação de aulas de matemática badeadas no Lesson Study: proposta de um instrumento. 2018. 62f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

Disponível em:<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalh

oConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6378217>. Acesso em: 28 set. 2020.

OLIVEIRA, H. N. Lesson Study: uma experiência com três professores de inglês da rede pública estadual em Santarém-PA. 2018. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public

/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7061491>. Acesso em: 27 set. 2020.

OLIVEIRA, K. L. S. J. Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabal

hoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?cid=2>. Acesso em: 28 set. 2020.

OLIVEIRA, M. P.; CANNO, C. S. D. Atividade exploratório-investigativa da constate da circunferência com metodologia de Lesson Study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp

.br/pf-cempem/marcos_paulo_de_oliveira_-_cora_sanroman_duran_e_canno.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

OLIVEIRA, S. B. Lesson Studies - O impacto da análise de aulas no desenvolvimento do professor de língua inglesa. In: 3º CLAC-Congresso Nacional de Letras, Artes e cultura: Representações culturais e suas linguagens. Anais do 3º CLAC. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/45285004/artigo_sao_joao.doc>. Acesso em: 28 set. 2020.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the Social Sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

PIMENTEL, D. E. Metodologia da resolução de problemas no planejamento de atividades para a transição da aritmética para a álgebra. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4421>. Acesso em: 27 set. 2020.

PINTO, E. M. M. Utilizando o gráfico de barras a partir da conta de água do município de vinhedo explorando o Lesson Study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempe m/eduardo_mauricio_moreno_pinto.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

PJANIĆ, K. The origins and products of Japanese Lesson Study. Teaching Innovations, v. 27, n. 3, p. 83-93, 2014. Disponível em:<https://scindeks-clanci.ceon

.rs/data/pdf/0352-2334/2014/0352-23341403083P.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

POLIASTRO, M. S. Aprendizagens docentes a partir da metodologia lesson study desenvolvida em uma comunidade de prática de professoras do EFI. In: XX EBRAPEM-Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais do XX EBRAPEM, Curitiba – PR, 2016. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd7_milena_policastr

o.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P.; BAPTISTA, M.; MATA-PEREIRA, J. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In: MARTINHO, M. H.; TOMÁS FERREIRA, R. A.; BOAVIDA, A. M.; MENEZES, L. (Eds.). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM, p. 311–325, 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2912/291248570004.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

RIBEIRO, G. G.; GONÇALVES, F. R.; CARVALHO, L. S. Uma “Lesson Study” sobre o estudo da equação reduzida da circunferência. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempe

m/franciellem_roberta_goncalves_-_gabriela_gomes_ribeiro_-_leticia_sousa_carvalh

o_0.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

SANTOS, D. C. S.; BARRETO, L. S.; FRANÇA, S.; UTIMURA, G. Z. Universidade e escola: um trabalho envolvendo o significado de quociente dos números racionais no 4º ano do ensino fundamental. In: XII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XII ENEM, São Paulo – SP, 2016. Disponível em:

sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5551_3035_ID.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

SOUZA, D. M. O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman. 2018. 457f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Paraná, 2018. Disponível em:

torio.ufsc.br/handle/123456789/122589>. Acesso em: 28 set. 2020.

UTIMURA, G. Z. Docência compartilhada na perspectiva de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://sucupira.cape

s.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2892327#>. Acesso em: 28 set. 2020.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Nomeação dos prismas: descobertas e avanços de alunos e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v.4, n.1, p. 30-42, 2015. Disponível em:

<https://revistas.pucsp.br/pdemat/article/download/22970/16643>. Acesso em: 27 set. 2020.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Aprendizagens dos alunos no âmbito do projeto docência compartilhada e de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. Educação Matemática Pesquisa, v.18, n. 2, p. 1015-1037, 2016a. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/download/26

/pdf>. Acesso em 28 set. 2020.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Figuras geométricas espaciais: alunos de quinto ano e suas professoras aprendendo juntos. 1ª ed., Curitiba: Appris, 2016b.

UTIMURA, G. Z.; DA PONTE, J. P.; CURI, E. O aprofundamento do estudo de aula para uma pesquisa de formação continuada de professores. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp

.br/pf-cempem/grace_zaggia_utimura_-_joao_pedro_da_ponte_-_edda_curi.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge university press, 1998.

WENGER, E.; MCDERMOTT, R. A.; SNYDER, W. Cultivating communities of practice: A guide to managing knowledge. Cambridge, MA: Harvard Business Press, 2002.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-30

Comment citer

DE OLIVEIRA, Herlison Nunes; HITOTUZI, Nilton; SCHWADE, Kátia Lais. Lesson study no Brasil: uma década de produções acadêmicas sobre profissão e formação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 754–777, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p754-777. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11198. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.