ENUNCIAÇÃO E GÊNESE DE UM TEXTO: ELABORAÇÃO SEMÂNTICA E TEXTUALIZAÇÃO

Auteurs-es

  • Irène Fenoglio ITEM - CNRS/ENS

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p01

Mots-clés :

Gênese da enunciação, Elaboração semântica, Textualização.

Résumé

Diante de um complexo material de vestígios gráficos, o linguista compromete-se a analisar a forma a qual uma aparente desordem é imposta ao discurso, e mesmo à língua, nos enunciados em curso, esforça-se para encontrar o processo de enunciação. Ele observa, a partir de diferentes tipos de manuscritos, detalhes linguísticos que lhe permitirão compreender o funcionamento processual da escritura em ato e os procedimentos enunciativos do texto em vias de se fazer. A atenção da autora visa ao processo de textualização, e não ao estado definitivamente estabilizado de um texto. Trata-se de um texto em produção no qual se procura revelar a elaboração semântica. O estudo se apoia na análise dos textos de Émile Benveniste, Althusser, Nancy Houston e André Chedid. O trabalho mostra que estudar a gênese de um enunciado na profundadidade de seus traços é objetivar o processo de enunciação, cuja sincronia faz o texto e abre o desdobramento potencial do sentido.

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Biographie de l'auteur-e

Irène Fenoglio, ITEM - CNRS/ENS

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Publié-e

2014-01-25

Comment citer

FENOGLIO, Irène. ENUNCIAÇÃO E GÊNESE DE UM TEXTO: ELABORAÇÃO SEMÂNTICA E TEXTUALIZAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 01, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n10p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1136. Acesso em: 17 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos