Gestão escolar e competências gerenciais
um estudo em instituição pública de ensino
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p512-533Mots-clés :
Gestão escolar, Competências gerenciais, Educação tecnológica.Résumé
Este trabalho tem por objetivo identificar as competências gerenciais de um grupo de supervisão educacional pedagógica numa instituição de educação profissional e tecnológica no Grande ABC paulista, de acordo com a percepção de seus integrantes. Para o campo teórico-conceitual, foram adotadas as propostas que representam a corrente americana, a corrente francesa, e a corrente integradora. Assumindo abordagem qualitativa, os dados foram coletados, por meio de entrevista baseada em roteiro semiestruturado, junto a supervisores educacionais de uma instituição pública de ensino. Os resultados demonstraram compreensão social das competências gerenciais, levando-se em conta os elementos conhecimento, habilidade e atitude. Também foi possível identificar ações e desafios referentes ao cotidiano de trabalho do grupo de supervisores educacionais, com destaque para o panorama próprio da esfera pública, no tocante à obtenção de recursos financeiros.
Téléchargements
Références
AMARAL, H. K. Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 4, p. 549-563, 2006.
ANTONELLO, C. S. Alternativas de articulação entre programas de formação gerencial e as práticas de trabalho: uma contribuição no desenvolvimento de competências. (Tese de Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências Gerenciais (Esperadas/Percebidas) de Professores-Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: Percepções dos Professores de uma Universidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17 n. 3, p. 439-473, 2016a.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. A Interação entre o Papel de Professor-gestor e Competências Gerenciais: Percepções dos Professores de uma universidade federal. Organizações em Contexto, v. 12, n. 23, p. 287-325, 2016b.
BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no setor público. São Paulo: Atlas, 2014.
BORGES, J. P. F.; COELHO JR.; F. A.; FAIAD, C.; ROCHA, N. F. Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 935-951, 2014.
BOYATZIS, R. E.; GOLEMAN, D.; RHEE, K. Clustering competence in emotional intelligence: insights from the Emotional Competence Inventory. In: R. BAR-ON; J. D. A. PARKER (eds.). Handbook of emotional intelligence. San Francisco: Jossey-Bass, p. 343-362, 1999.
BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração do Mackenzie, v. 8, n. 3, p. 32-49, 2008.
BRASIL. Decreto-Lei 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/ Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm. Acesso em 25 nov. 2020
BRASIL. Lei 11.091 (PCCTAE), de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11091.htm. Acesso em 9 nov. 2020
BRASIL. Mapeamento da Infraestrutura laboratorial das Instituições de pesquisa do MCTI: relatório preliminar. Brasília: MCTI, 2013. p.75-87. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5367/1/Radar_n24_infraestrutura.pdf. Acesso em 19 out. 2020
BRITO, L. M. P.; PAIVA, I. C. B.; LEONE, N. M. C. P. G. Perfil de competências gerenciais no Ensino Superior Tecnológico. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 1, p. 189-216, 2012.
BRITO-DE-JESUS, K. C.; DOS-SANTOS, M. G.; SOUZA-SILVA, J. C.; RIVERA-CASTRO, M. A. Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educação. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 5, n. 1, p. 37-60, 2016.
CARVALHO, T.; BRUCKMANN, S. Reforming Portuguese public sector: reforming higher education. Higher Education Dynamics, v. 41, p. 83-102, 2014.
CEETPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Sobre o CEETPS. 2008. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. Acesso em 15 jul. 2020
COSTA, C.; PESSOTTO, A. P.; LAIMER, C. G.; SANTOS, A. O.; LAIMER, V. R. Percepção dos gerentes de instituição financeira brasileira sobre a importância e o domínio das competências gerenciais. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 10, n. 2, p. 297-316, 2020.
DUBOIS, C. L. Z.; DUBOIS, D. A. Strategic HRM as social design for environmental sustainability in organization. Human Resources Management, v. 51, n. 6, p. 799–826, 2012.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
FERREIRA, J. P. F.; PAIVA, K. C. M. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de Instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v.16, n. 2, p. 681-702, 2017.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competências. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, ed. esp., p.183-196, 2001.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.
FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. 1, p. 35-49, 2018.
GALLELI, B.; HOURNEAUX JR., F.; MUNCK, L. Sustainability and human competences: a systematic literature review. Benchmarking: An International Journal, v. 27 n. 7, p. 1981-2004, 2019.
GALVÃO, V. B. A.; SILVA, A. B.; SILVA, W. R. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 131-148, 2012.
GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. Entrevista qualitativa: Instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: C. K. GODOI; R. BANDEIRA-DE-MELLO: A. B. SILVA (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, p. 301-320, 2010.
GONCZI, A. Competency-based learning: a dubious past - an assured future? In: D. Boud; J. Garrick (orgs.). Understanding learning at work. Londres: Routledge, p. 180-194, 1999.
GROHMANN, M. Z.; RAMOS, M. S. Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração. Avaliação, v. 17, n. 1, p. 65-86, 2012.
KAPLAN, S.; LAPORT, K.; WALLER, M. J. The role of positive aff ectivity in team eff ectiveness during crises. Journal of Organizational Behavior, v. 34, p. 473-491, 2013.
LE BOTERF, G. Construire les competences Individuelle set collectives. Paris: Éditions d’ Organization, 2002.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MARINHO-ARAUJO, C. M.; RABELO, M. L. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Avaliação, v. 20, n. 2, p. 443-466, 2015.
MCCLELLAND, D. C. Testing for Competence rather than Intelligence. American Psychologist, v. 1, p. 1-14, 1973.
MELLO, S. P. T.; MELO, P. A.; MELLO FILHO, R. T. Competências gerenciais evidenciadas e desejadas dos Integrantes do fórum de gestão de pessoas da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n.1, p. 349-374, 2016.
OLIVEIRA, A. P. C.; SILVEIRA, V. N. S. Competências Gerenciais de Empreendedores de Startups de Belo Horizonte (MG). Revista Pretexto, v. 20, n. 3, p. 98-117, 2019.
Pereira, A. L. C.; Silva, A. B. As competências gerenciais nas Instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE.BR., v. 9, ed. esp., p. 627-647, 2010.
ROWE, C. Clarifying the use of competence and competency models in recruitment, assessment and staff development. Industrial and Commercial Training, v. 27, n. 11, p. 12-17, 1995.
SALLES, M. A. S. D.; VILLARDI, B. Q. O Desenvolvimento de Competências Gerenciais na Prática dos Gestores no Contexto de uma IFES Centenária. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 2, p. 467-492, 2017.
SKORKOVÁ, Z. Competency models in public sector. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 230, p. 226–234, 2016.
VIEIRA, A. M.; RIVERA, D. P. B. A Hermenêutica no Campo Organizacional: duas possibilidades interpretativistas de pesquisa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 261-273, 2012.
ZANONA, R. C. Educar por competências na formação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2015.
ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).