Gestão escolar e competências gerenciais

um estudo em instituição pública de ensino

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p512-533

Mots-clés :

Gestão escolar, Competências gerenciais, Educação tecnológica.

Résumé

Este trabalho tem por objetivo identificar as competências gerenciais de um grupo de supervisão educacional pedagógica numa instituição de educação profissional e tecnológica no Grande ABC paulista, de acordo com a percepção de seus integrantes. Para o campo teórico-conceitual, foram adotadas as propostas que representam a corrente americana, a corrente francesa, e a corrente integradora. Assumindo abordagem qualitativa, os dados foram coletados, por meio de entrevista baseada em roteiro semiestruturado, junto a supervisores educacionais de uma instituição pública de ensino. Os resultados demonstraram compreensão social das competências gerenciais, levando-se em conta os elementos conhecimento, habilidade e atitude. Também foi possível identificar ações e desafios referentes ao cotidiano de trabalho do grupo de supervisores educacionais, com destaque para o panorama próprio da esfera pública, no tocante à obtenção de recursos financeiros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

André Luis da Silva, Centro Paula Souza (SP)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor do Centro Paula Souza (SP)

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, mestre e graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências do Mar – Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Références

AMARAL, H. K. Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 4, p. 549-563, 2006.

ANTONELLO, C. S. Alternativas de articulação entre programas de formação gerencial e as práticas de trabalho: uma contribuição no desenvolvimento de competências. (Tese de Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências Gerenciais (Esperadas/Percebidas) de Professores-Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: Percepções dos Professores de uma Universidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17 n. 3, p. 439-473, 2016a.

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. A Interação entre o Papel de Professor-gestor e Competências Gerenciais: Percepções dos Professores de uma universidade federal. Organizações em Contexto, v. 12, n. 23, p. 287-325, 2016b.

BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no setor público. São Paulo: Atlas, 2014.

BORGES, J. P. F.; COELHO JR.; F. A.; FAIAD, C.; ROCHA, N. F. Diagnóstico de competências individuais de tutores que atuam na modalidade a distância. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 4, p. 935-951, 2014.

BOYATZIS, R. E.; GOLEMAN, D.; RHEE, K. Clustering competence in emotional intelligence: insights from the Emotional Competence Inventory. In: R. BAR-ON; J. D. A. PARKER (eds.). Handbook of emotional intelligence. San Francisco: Jossey-Bass, p. 343-362, 1999.

BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração do Mackenzie, v. 8, n. 3, p. 32-49, 2008.

BRASIL. Decreto-Lei 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/ Ato2004-2006/2006/Decreto/D5707.htm. Acesso em 25 nov. 2020

BRASIL. Lei 11.091 (PCCTAE), de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11091.htm. Acesso em 9 nov. 2020

BRASIL. Mapeamento da Infraestrutura laboratorial das Instituições de pesquisa do MCTI: relatório preliminar. Brasília: MCTI, 2013. p.75-87. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/5367/1/Radar_n24_infraestrutura.pdf. Acesso em 19 out. 2020

BRITO, L. M. P.; PAIVA, I. C. B.; LEONE, N. M. C. P. G. Perfil de competências gerenciais no Ensino Superior Tecnológico. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 1, p. 189-216, 2012.

BRITO-DE-JESUS, K. C.; DOS-SANTOS, M. G.; SOUZA-SILVA, J. C.; RIVERA-CASTRO, M. A. Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educação. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 5, n. 1, p. 37-60, 2016.

CARVALHO, T.; BRUCKMANN, S. Reforming Portuguese public sector: reforming higher education. Higher Education Dynamics, v. 41, p. 83-102, 2014.

CEETPS. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Sobre o CEETPS. 2008. Disponível em: https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/. Acesso em 15 jul. 2020

COSTA, C.; PESSOTTO, A. P.; LAIMER, C. G.; SANTOS, A. O.; LAIMER, V. R. Percepção dos gerentes de instituição financeira brasileira sobre a importância e o domínio das competências gerenciais. Revista de Carreiras e Pessoas, v. 10, n. 2, p. 297-316, 2020.

DUBOIS, C. L. Z.; DUBOIS, D. A. Strategic HRM as social design for environmental sustainability in organization. Human Resources Management, v. 51, n. 6, p. 799–826, 2012.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

FERREIRA, J. P. F.; PAIVA, K. C. M. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de Instituições privadas de ensino superior na cidade de Fortaleza. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v.16, n. 2, p. 681-702, 2017.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competências. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, ed. esp., p.183-196, 2001.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.

FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Competências gerenciais: uma análise de classificações em estudos empíricos. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. 1, p. 35-49, 2018.

GALLELI, B.; HOURNEAUX JR., F.; MUNCK, L. Sustainability and human competences: a systematic literature review. Benchmarking: An International Journal, v. 27 n. 7, p. 1981-2004, 2019.

GALVÃO, V. B. A.; SILVA, A. B.; SILVA, W. R. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, p. 131-148, 2012.

GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. Entrevista qualitativa: Instrumento de pesquisa e evento dialógico. In: C. K. GODOI; R. BANDEIRA-DE-MELLO: A. B. SILVA (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, p. 301-320, 2010.

GONCZI, A. Competency-based learning: a dubious past - an assured future? In: D. Boud; J. Garrick (orgs.). Understanding learning at work. Londres: Routledge, p. 180-194, 1999.

GROHMANN, M. Z.; RAMOS, M. S. Competências docentes como antecedentes da avaliação de desempenho do professor: percepção de mestrandos de administração. Avaliação, v. 17, n. 1, p. 65-86, 2012.

KAPLAN, S.; LAPORT, K.; WALLER, M. J. The role of positive aff ectivity in team eff ectiveness during crises. Journal of Organizational Behavior, v. 34, p. 473-491, 2013.

LE BOTERF, G. Construire les competences Individuelle set collectives. Paris: Éditions d’ Organization, 2002.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MARINHO-ARAUJO, C. M.; RABELO, M. L. Avaliação educacional: a abordagem por competências. Avaliação, v. 20, n. 2, p. 443-466, 2015.

MCCLELLAND, D. C. Testing for Competence rather than Intelligence. American Psychologist, v. 1, p. 1-14, 1973.

MELLO, S. P. T.; MELO, P. A.; MELLO FILHO, R. T. Competências gerenciais evidenciadas e desejadas dos Integrantes do fórum de gestão de pessoas da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 15, n.1, p. 349-374, 2016.

OLIVEIRA, A. P. C.; SILVEIRA, V. N. S. Competências Gerenciais de Empreendedores de Startups de Belo Horizonte (MG). Revista Pretexto, v. 20, n. 3, p. 98-117, 2019.

Pereira, A. L. C.; Silva, A. B. As competências gerenciais nas Instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE.BR., v. 9, ed. esp., p. 627-647, 2010.

ROWE, C. Clarifying the use of competence and competency models in recruitment, assessment and staff development. Industrial and Commercial Training, v. 27, n. 11, p. 12-17, 1995.

SALLES, M. A. S. D.; VILLARDI, B. Q. O Desenvolvimento de Competências Gerenciais na Prática dos Gestores no Contexto de uma IFES Centenária. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 2, p. 467-492, 2017.

SKORKOVÁ, Z. Competency models in public sector. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 230, p. 226–234, 2016.

VIEIRA, A. M.; RIVERA, D. P. B. A Hermenêutica no Campo Organizacional: duas possibilidades interpretativistas de pesquisa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 44, p. 261-273, 2012.

ZANONA, R. C. Educar por competências na formação profissional. São Paulo: Centro Paula Souza, 2015.

ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-30

Comment citer

SILVA, André Luis da; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. Gestão escolar e competências gerenciais: um estudo em instituição pública de ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 512–533, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p512-533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11999. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.