"Comer é um ato que vai além de nutrir o corpo"

a Educação Alimentar e Nutricional em políticas educacionais transversais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p302-323

Mots-clés :

Alimentação saudável, Saúde, Temas transversais

Résumé

Este trabalho objetivou averiguar os escritos sobre a transversalidade da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para o ensino fundamental. Portanto, analisou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que subsidiaram à construção das matrizes curriculares de escolas brasileiras. Observou-se que os PCN adotaram a EAN como transversal dentro do contexto da saúde, dividindo espaço com outros temas. Enquanto isso, a BNCC abordou a EAN como transversal. Ademais, nos PCN as propostas de assuntos sobre a alimentação saudável estão expostas, embora fosse necessário superar a perspectiva central biomédica, e na BNCC não contém tal exposição. Assim, os documentos analisados carecem de mais aprofundamento das formas e dos conteúdos a serem trabalhados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Nunes de Sousa Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é docente associado II da Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino na Faculdade de Educação (FACED/UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Brasileira (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). É uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI-PPGE/UFC/CNPq).

José Arimatéa Barros Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação (FACED/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC). É Coordenador de Gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) UFC/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Références

ALMEIDA, T. J. B. Abordagem dos temas transversais nas aulas de ciências do ensino fundamental, no distrito de Arembepe, município de Camaçari-BA. Candombá–Revista Virtual, Salvador, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2006.

AZEVEDO, E. Alimentação, sociedade e cultura: temas contemporâneos. Sociologias, Porto Alegre, v. 19, n. 44, p. 276-307, 2017.

BEZERRA, J. A. B. Educação alimentar e nutricional: articulação de saberes. 1ª ed. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2018, 119 p.

BOOG, M. C. F. Educação em Nutrição: integrando experiências. 1ª ed. Campinas, SP: Komedi, 2013, 268 p.

BOOG, M. C. F. Educação nutricional: passado, presente, futuro. Revista de Nutrição, Campinas, v. 10, n. 1, p. 5-19, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação (MEC), 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 19/11/2018.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação (MEC), 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29/09/2019.

BRASIL. Estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2019. Ministério da Saúde - VIGITEL BRASIL, 2020.

BRASIL. Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em: 12/08/2019.

BRASIL. Lei nº 9.394/96. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24/11/2018.

BRASIL. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 2012. Disponível em: https://www.nestle.com.br/nestlenutrisaude/Conteudo/diretriz/Marco_Referencia_de_Educacao_Nutricional_Alimentar.pdf>. Acesso em: 07/12/2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC-Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf>. Acessado em: 11/11/2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: MEC-Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf. Acessado em: 13/11/2018.

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Ministério da Educação (MEC), 2019a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 21/09/2019.

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Ministério da Educação (MEC), 2019b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 21/09/2019.

CARDOSO, R. A. C.; MOREIRA, M. C. A. O tema alimentação em livros didáticos de ciências. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1-9, 2016.

CORCETTI, M. L.; TREVISOL, M. T. C. A escola, o currículo e os temas transversais. Revistas Espaços Pedagógicos, Passo Fundo, v. 11, n. 2, p. 28-46, 2004.

FIGUEIREDO, T. A. M.; MACHADO, V. L. T.; ABREU, M. M. S. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, p. 397-402, 2010.

GALLO, S. Transversalidade e Educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro - RJ: DP&A Editora, 2008, p. 17-41.

GREENWOOD, S. A.; FONSECA, A. B. Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 201-218, 2016.

GUSTAVO, L. S.; GALIETA, T. A educação em saúde está contemplada na formação inicial de professores de Ciências Biológicas?. Revista de Ensino de Biologia, Ituiutaba, n. 7, p. 4877-4889, 2014.

HABOBA, L. A. Y. A formação do pedagogo na perspectiva da educação em saúde. 2017. 260 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP), São Paulo - SP, 2017.

ILHA, P. V.; LIMA, A. P. S.; ROSSI, D. S.; WOLLMANN, E. M.; KRUG, M. R.; SOARES, F. A. A. A transversalidade do tema promoção da saúde nas disciplinas escolares. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), IX, 2013, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo, 2013.

LIRA, A. C. M.; DOMINICO, E.; RIBEIRO, D.; NUNES, M. A. “Princesa come de boca fechada”: reflexões foucaultianas sobre as práticas alimentares na Educação infantil. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 95-114, 2020.

MACEDO, E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais: a falácia de seus temas transversais. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: práticas e políticas. Campinas - SP: Papirus, 1999, p. 43-58.

MAGALHÃES, H. H. S. R.; PORTE, L. H. M. Percepção de educadores infantis sobre educação alimentar e nutricional. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 131-144, 2019.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 6, n. 3, p. 21-38, 2013.

MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A.; FERREIRA, M. A Educação em Saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 429-443, 2015.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 2002. 410 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação – Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SP, 2002.

MOHR, A. Ensino de Ciências e Biologia e Educação em Saúde: análise das proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Educação Fundamental). In: JOFILI, Z.; ALMEIDA, A. (Orgs.). Ensino de biologia, meio ambiente e cidadania: olhares que se cruzam. Recife - PE: Editora da UFRPE, 2009, p. 119-125.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 3ª ed., Ijuí-RS: Unijuí, 2016, 264 p.

MORIN, E. Articular os saberes. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. (Orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro - RJ: DP&A Editora, 2008, p. 65-80.

MOURA, F. N. S.; LEITE, R. C. M. A educação alimentar e nutricional em questão: desdobramentos na formação inicial de professores pedagogos. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 2, p. 109922141, 2020.

PARRILLA, M. B. Temas transversais: um estudo sobre as representações sociais docentes. 2015. 167f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação stricto sensu Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté: Taubaté, SP, 2015.

PEREIRA, M. D.; SOUSA, A. P. M.; SOUSA, J. G.; PERRICONE, P. M. B.; CARVALHO, C. M. R. G.; SANTOS, M. M. Análise comparativa dos guias alimentares para a população brasileira e argentina. Saúde e Pesquisa, Maringá, v. 12, n. 3, p. 563-572, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Ed. Novo Hamburgo – RS: Editora Feevale, 2013, 277 p.

SANTOS, L. A. S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 5, p. 681-692, 2005.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. R. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SCARPARO, A. L. S. Crenças sobre o ensino da temática alimentação saudável no ambiente escolar. 2017. 391 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre - RS, 2017.

SILVA, C. S.; BODSTEIN, R. C. A. Referencial teórico sobre práticas intersetoriais em Promoção da Saúde na Escola. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 6, p. 1777-1788, 2016.

SILVA, R. P. N.; LARA, S.; COPETTI, J.; LANES, K. G.; SOARES, M. C. A. Concepções de Professores Sobre os Processos de Educação em Saúde no Contexto Escolar Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 103, p. 146-164, 2017.

VENTURI, T.; MOHR, A. Análise da educação em saúde nos Parâmetros Curriculares Nacionais a partir de uma nova perspectiva. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), IX, 2013, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo, 2013.

VERBICARO, D.; OLIVEIRA, G. B.; LEAL, P. S. T. O papel da família como vetor educacional primário ao consumo responsável e seus desafios diante do abuso da comunicação mercadológica infantil. Revista Eletrônica Direito e Sociedade-REDES, Canoas, v. 8, n. 2, p. 41-59, 2020.

VINHA, T. C. P. Um breve percurso histórico e cultural do alimento: Questionamentos sobre consumo alimentar, cultura e educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 277-290, 2017.

VINHA, T. P. Saberes e sabores do alimento: um breve resgate pela história. Revista Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 6, n. 17, p. 289-311, 2015.

WENCESLAU, M. E.; SILVA, F. C. T. Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 4, p. 197-206, 2017.

ZANCUL, M. S.; COSTA, S. S. Concepções de professores de ciências e de biologia a respeito da temática educação em saúde na escola. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 7, n. 2, p. 67-75, 2012.

ZARTH, S. M. Temas transversais no ensino fundamental: educação para a saúde e orientação sexual. 2013. 119 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação – PUC do Rio Grande do Sul, RS, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2022-04-27

Comment citer

MOURA, Francisco Nunes de Sousa; LEITE, Raquel Crosara Maia; BEZERRA, José Arimatéa Barros. "Comer é um ato que vai além de nutrir o corpo": a Educação Alimentar e Nutricional em políticas educacionais transversais. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 302–323, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p302-323. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12316. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.