O currículo como antecipação da história da criança

contradições entre educação e escolarização no desenvolvimento de 0 a 6 anos de idade

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p150-167

Mots-clés :

Contradição educação infantil/escolarização, Produção de sentidos, Formação da personalidade

Résumé

Este artigo discute a divergência educação infantil/escolarização. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, aponta a especificidade do desenvolvimento na infância. Destaca o desenvolvimento afetivo e emocional em contradição com o ensino escolarizado pautado no disciplinamento. Aponta implicações dessa contradição para a formação de sentidos no desenvolvimento da personalidade e indica que apressar a aquisição de conhecimentos é contraproducente e prejudicial para a futura atividade de estudo, pois, sob disciplinamento, a criança constrói um sentido de escola negativo. Defende que a criança aprende quando sujeito na criação de modos de ser particulares e coletivos e afirma o papel do valor afetivo positivo em relação ao conhecimento como meio de realização da personalidade.

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Suely Amaral Mello, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural" e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília. 

Cassiana Magalhães, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Évora ? Portugal (2017). Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2014). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007) e Especialista em Educação Infantil pela mesma Universidade (2005). Psicopedagoga Institucional pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR e Pedagoga pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (2001). Atualmente é professora adjunto D do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina na área de Educação Infantil e professora do Programa de Pós-Graduação na linha 3 ? Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos escolares. Coordena o GT Pé Vermelho do Fórum de Educação Infantil do Paraná. Membro do Mieib ? Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Atua especialmente com temas voltados à aprendizagem e desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; Docência na Educação Infantil e Implicações da THC para a organização das práticas pedagógicas. É líder do grupo de pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância cadastrado no CNPq.

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Publié-e

2021-12-22

Comment citer

MARINO FILHO, Armando; MELLO, Suely Amaral; MAGALHÃES, Cassiana. O currículo como antecipação da história da criança: contradições entre educação e escolarização no desenvolvimento de 0 a 6 anos de idade. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 150–167, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p150-167. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12623. Acesso em: 31 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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