Um referencial curricular para as crianças dos 3 aos 6 anos

a realidade portuguesa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p113-128

Mots-clés :

Educação pré-escolar, Orientações curriculares, Educação para a cidadania

Résumé

As atuais Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar (crianças dos 3 aos 6 anos) foram definidas pelo Ministério da Educação em 2016, depois de um processo muito participado que envolveu profissionais de educação de infância de todo o país, assim como docentes de instituições de ensino superior que formam educadores e desenvolvem pesquisas na área da educação e formação para as primeiras idades. Neste artigo, partindo de uma reflexão do percurso anterior a 2016, que antecedeu a definição destas orientações, serão analisados testemunhos de algumas profissionais, formadoras e pesquisadoras, ligadas à educação de infância, duas delas autoras do documento. Pretende-se compreender a influência destas Orientações, analisando as inovações que implicaram relativamente ao anterior referencial curricular. Será feita uma análise mais detalhada do que está previsto para a área de conteúdo da “Formação pessoal e social” e como estas orientações se articulam com o referencial nacional que foi definido para todo o sistema educativo a nível da “Educação para a cidadania”.

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Publié-e

2021-12-22

Comment citer

CARDONA, Maria Joao. Um referencial curricular para as crianças dos 3 aos 6 anos: a realidade portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 113–128, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p113-128. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12665. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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