A escola e o ensino de leitura em tempos de fake news

uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p154-173

Mots-clés :

Escola, Práticas de leitura, Fake News

Résumé

Apresenta uma proposta metodológica de leitura voltada ao 5º ano do Ensino Fundamental e traz como objetivo principal evidenciar o papel da escola frente ao combate às fake news. Fundamenta-se em uma perspectiva crítica de leitura (SILVA, 1998, 2008) e problematiza o fenômeno das notícias falsas (PIETROBON, 2020); CHRISTOFOLETTI (2018), entre outros. Propõe a leitura de duas charges a partir de sua estrutura composicional, conteúdo e estilo de linguagem (BAKHTIN, 2000) com enfoque nas habilidades propostas pela Base nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui que ensinar a ler de forma crítica - um dos papéis sociais da escola - é lutar contra a barbárie, a mentira e a disseminação do ódio, presentes na sociedade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcio José de Lima Winchuar, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná – (PPGE-UFPR), na linha de Cultura, escola e Processos Formativos em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Campo, Movimentos Sociais e Educação do Campo (UNICENTRO/CNPQ). Professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Professor na Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava-PR (SEMEC). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9486-3111 Email: mwinchuar@gmail.com

Diego Paiva Bahls

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (PPGE - UFPR) na linha de pesquisa Educação - diversidade, desigualdade e diferença social. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar em Linguagem, Diferença e Subjetivação - GILDA, (UFPR/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEDIN (UNICENTRO/CNPQ). Professor na Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava-PR (SEMEC) e Pedagogo na Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED).  E-mail: diegobahls09@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2264-454X

Maria Josélia Zanlorenzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNCENTRO/PR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - FCT/UNESP, campus Presidente Prudente - SP. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/PR). Membro do Grupo de estudos e pesquisas sobre escola pública e profissionais da educação (GEPEPPE/UNESP/CNPQ) e Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História (UNICENTRO/CNPQ). E-mail: mjzanlorenzi@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0522-1761

 

Références

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Publié-e

2022-04-27

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LIMA WINCHUAR, Marcio José de; BAHLS, Diego Paiva; ZANLORENZI, Maria Josélia. A escola e o ensino de leitura em tempos de fake news: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 154–173, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p154-173. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12673. Acesso em: 25 nov. 2024.

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