Educação e cuidado da primeira infância na Itália

narrativas sobre a experiência educativa Toscana

Auteurs-es

  • Luciane Pandini Simiano Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Clara Maria Silva Università degli Studi di Firenze

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p1-20

Mots-clés :

Educação Infantil, Narrativa, Documentação Pedagógica

Résumé

O texto tematiza a abordagem italiana para educação infantil a partir da realidade toscana, objetivando conhecer o que narram as documentações pedagógicas sobre essa experiência educativa. Como recurso, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistoia, na Itália. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade à experiência educativa toscana. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, fios que constituem os princípios do sistema educativo toscano. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre adultos e crianças. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de visibilizar e sustentar a experiência nos serviços educativos da primeira infância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciane Pandini Simiano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Sul de Santa Catarina

Departamento Educação

Área: Educação e Infância

Clara Maria Silva, Università degli Studi di Firenze

Professora na Università degli Studi di Firenze no Dipartimento di Scienze della Formazione e Psicologia.

Références

BECCHI, E. (a cura di) Una pedagogia del buon gusto. Milano: Franco Angeli, 2010.

BECCHI, E.; BONDIOLI, A.; FERRARI, M. Il coordinamento pedagógico e rappresentanti di insegnanti e genitori dei servizi pistoiesi. La carta dei servizi educativi Del Comune di Pistoia: Le sue finalità, La sua storia, Il suo texto. Pistoia, Itália, 2004.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 4. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas II: rua de mão única. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CATARSI, E. Asilo nido e programmazione evolutiva. In: CATARSI, E. (a cura di), La programmazione nell’asilo nido. Bergamo: Juvenilia, 1988. p. 34-43.

CATARSI, E. La crescità dei bambini e dei genitori. In: CATARSI, E.; FORTUNATI, A. L’approccio toscano all’educazione alla prima infanzia. Bergamo: Bergamo, 2011. p. 13-26.

CATARSI, E. Identità e funzioni del coordinatore pedagogico. In: CATARSI, E. (a cura di), Coordinamento pedagogico e servizi per l’infanzi., Azzano San Paolo (BG): Edizioni Junior, 2010. p. 47-56.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 2002.

FARIA, A. L. G. de. Impressões sobre as creches no Norte da Itália: Bambini si Diventa. In: ROSEMBERG, F.; CAMPOS, M. M. (Org.). Creches e Pré-Escolas no hemisfério Norte. São Paulo: Cortez: Fundação Carlos Chagas, 1994. p. 74-86.

FORTUNATI, A. Se lo spazio sostiene la qualità del fare dei bambini. In: Aa.Vv. Se lo spazio sostiene la qualità del fare dei bambini. L’esperienza dei nidi Pan. Firenze: Consorzio Pan, 2016. p. 10-15.

CATARSI, E.; FORTUNATI, A. L’approccio toscano all’educazione alla prima infanzia. Bergamo: Bergamo, 2011.

CATARSI, E.; FORTUNATI A. Educare al nido. Metodi di lavoro nei servizi per l'infanzia. Roma: Carocci, 2004.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENSE, A. A qualidade na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRESCHI, E. Servizi educativi per l’infanzia e educazione familiare. Lo svi- luppo linguistico contro lo svantaggio culturale. In: L. Collacchioni, L.; Mannucci A. (a cura di), Didattica e pedagogia dell’inclusione. Percorsi di valorizza- zione della persona. Roma: Aracne, 2013. p. 123-135.

GALARDINI, A. L. La comunità e i bambini: l'esperienza di Pistoia. In: GANDINI, L.; MANTOVANI, S.; EDWARS, C. P. Il nido per una cultura dell'infanzia. Azzano San Paulo/It.: Edizioni Junior, 2003. p. 80-120.

GALARDINI, A. L. Intrecci con la comunità. In: BECCHI, E. et al. Una pedagogia del buon gusto. Esperienze e progetti dei servizi educativi per l’infanzia del Comune di Pistoia. Milano: FrancoAngeli, 2010. p. 11-37.

GALARDINI, A. L.; GIOVANNINI, D. Pistoia. Elaborando um sistema dinâmico e aberto para atender às necessidades das crianças, das famílias, da comunidade. In: EDWARDS, C. P. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: FGV, 2002. cap. 8. p. 117- 133.

GIOVANNINI, D. Ambienti espazi: per uma pedagogia del “buon gusto”. L’ esperienza di Pistoia. In: BECCHI, E. et al. Una pedagogia del buon gusto. Esperienze e progetti dei servizi educativi per l’infanzia del Comune di Pistoia. Milano: FrancoAngeli, 2010. p. 60-66.

GIOVANNINI D.; GANDINI L. Gli strumenti della professionalità. Progettare e documentare le esperienze. In: GALARDINI, A.L. (a cura di). Crescere al nido. Roma: Carocci, 2004. p. 62-71.

HOYUELOS, A. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2005.

ITÁLIA. Legge 18 marzo 1968, n. 444. Ordinamento della scuola materna statale. Disponível em: http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/1968/04/22/068U0444/sg. Acesso em: 27 set. 2018.

ITÁLIA. Legge 6 dicembre 1971, n. 1044. Piano quinquennale per l’Istituzione di asili-nido comunali con il concorso dello Stato Disponível em: https://www.cliclavoro.gov.it/Normative/Legge_6_dicembre_1971_n.1044.pdf. Acesso em: 27 set. 2018.

ITÁLIA. Legge 13 luglio 2015, n. 107. Riforma del sistema nazionale di istruzione e formazione e delega per il riordino delle disposizioni legislative vigenti Disponível em: http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2015/07/15/15G00122/sg. Acesso em: 27 set. 2018.

ITÁLIA. Legge 28 marzo 2003, n. 53. Delega al Governo per la definizione delle norme generali sull’istruzione e dei livelli essenziali delle prestazioni in materia di istruzione e formazione professionale. Disponível em: http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2003/04/02/003G0065/sg.Acesso em: 27 set. 2018.

ITÁLIA. Legge regionale Regione Toscana 14 aprile 1999, n. 22. Interventi educativi per l’infanzia e gli adolescenti. Disponível em: http://raccoltanormativa.consiglio.regione.toscana.it/articolo?urndoc=urn:nir:regione.toscana:legge:1999-04-14;22. Acesso em: 27 set. 2018.

ITÁLIA. Legge regionale Regione Toscana 22 luglio 2002, n. 32. Testo unico della normativa della Regione Toscana in materia di educazione, istruzione, orientamento, formazione professionale e lavoro. Disponível em: http://raccoltanormativa.consiglio.regione.toscana.it/articolo?urndoc=urn:nir:regione.toscana:legge:2002-07-26;32. Acesso em: 27 set. 2018.

ITÁLIA. Decreto Legislativo 13 aprile 2017, n. 65. Istituzione del sistema integrato di educazione e di istruzione dalla nascita sino a sei anni. Disponível em: http://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2017/05/16/17G00073/sg. Acesso em: 27 set. 2018.

MALAGUZZI, M. Histórias ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 48-62.

MORO, C. Diferentes olhares para a creche: a avaliação de contexto com o instrumento SPRING em um município da Emilia Romagna. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 138-160, maio/ago. 2018. http://dx.doi.org/10.5965/1984723819402018138.

MUSATTI T.; MAYER S. (a cura di) Il coordinamento dei servizi educativi per l’infanzia. Una funzione emergente in Italia e in Europa. Azzano San Paolo (BG): Edizioni Junior, 2003.

PANDINI-SIMIANO, L. Colecionando Pequenos Encantamentos... A Documentação Pedagógica como uma narrativa peculiar para e com crianças bem pequenas. 2015. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

PANDINI-SIMIANO, L.; SILVA, C.M.; BARBOSA, M.C.S. Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 200-217, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200. Acesso em: 6 dez. 2021.

PANDINI-SIMIANO, L. A documentação pedagógica como narrativa peculiar na creche. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 164–186, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656408. Acesso em: 6 dez. 2021.

REGIONE TOSCANA. ISTITUTO DEGLI INNOCENTI. La qualità dei servizi educativi per la prima infanzia. Cagliari: Scuola Sarda Editrice, 2006.

RIERA, M. A.; SILVA C. (a cura di) Il sostegno alla genitorialità. Uno studio fra Italia e Spagna. Milano: FrancoAngeli, 2016.

RINALDI, C. Diálogos com Reggio Emilia. Escutar, investigar e aprender. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SILVA, C. The professionalization of early childhood education, care educators and pedagogical coordinators: a key issue of adult education. FORM@RE, Firenze, v. 19, n. 2, p. 378-392, jul. 2019a.

SILVA, C. La qualità pedagogica del sistema di educazione e della cura della prima infanzia (ecec) in Italia. Revista Poiésis, Tubarão (Unisul), v. 13, n. 24, p. 276-294, jul./dez. 2019b. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/8199. Acesso em: 28 jan. 2020.

SILVA, C. Intercultura e cura educativa nel nido e nella scuola dell'infanzia. Parma: Edizioni Junior, 2011.

SILVA, C. Il sistema di educazione dell'infanzia 0-6: percorso normativo e riflessioni pedagogiche. Formare,v. 18, n. 3, p. 182-192, 2018.

SILVA, C.; BOTTIGLI, L.; FRESCHI, E. (a cura di). Costruire reti. L’esperienza livornese nella gestione dei servizi alla prima infanzia. Parma: Junior, 2016.

Publié-e

2022-04-27

Comment citer

SIMIANO, Luciane Pandini; MARIA SILVA, Clara. Educação e cuidado da primeira infância na Itália: narrativas sobre a experiência educativa Toscana. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 1–20, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p1-20. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13289. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Infância, narrativa e educação: diálogos pela alteridade

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.