Crianças como propositoras de experiências educativas na educação infantil
diálogo com a perspectiva de John Dewey
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp546-559Mots-clés :
Educação Infantil, Crianças, Experiência educativa, John DeweyRésumé
Considerando os contextos das infâncias e da Educação Infantil, este artigo tem como objetivo refletir sobre as crianças como propositoras de experiências educativas. Para tanto, estabelece-se um diálogo com conceitos de educação e experiência de acordo com a perspectiva de John Dewey, considerado um precursor da Escola Nova. Aponta-se a atualidade das reflexões produzidas por este importante filósofo do início do século XX, ao se verificar a importância, necessidade e urgência de reconhecer as crianças como sujeitos protagonistas na experiência educativa da Educação Infantil na contemporaneidade.
Téléchargements
Références
ABBUD, Ieda. John Dewey e a Educação Infantil: entre jardineiras e cientistas. São Paulo: Cortez, 2011.
AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na Educação Infantil. In: (Orgs.) FLORES, Maria Luiza Rodrigues; ALBUQUERQUE, Simone Santos de. Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
CARVALHO, Viviane. John Dewey e o trabalho pedagógico na educação infantil. Curitiba: Apris, 2015.
CORSARO, WILLIAM. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, John. A escola e a sociedade: a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’Água, 2002.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma exposição. Tradução de Haydée Camargo Campos, 4 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3. ed. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959.
DEWEY, John. Experiência e Educação. 3. ed. Tradução de Anísio Teixeira, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Nova York: The Macmillan Company, 1952.
FERREIRA, Manuela; NUNES, Ângela. Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Críticas, Brasília, Distrito Federal, v. 20, n. 41, p. 103-123, jan/abr, 2014. Disponível em: https://www.32rba.abant.org.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjI4MDAiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiZjA5YzZjN2Q2ZTcwZWJhZTc5OGVjODAyMTdhZmMyYTQiO30%3D. Acesso em 10 de fev. de 2022.
GALLO, Sílvio. Educação Infantil: do dispositivo pedagógico ao “ir junto” com as crianças. In: (Orgs) Abramowicz, Anete; TEBET, Gabriela Guarnieri de C. Infância e pós-estruturalismo. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.
HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
KUHLMANN JÚNIOR, Moyses. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 5 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida PINAZZA, Mônica Appezzato. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 631-643, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/M9Z53gKXbYnTcQVk9wZS3Pf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 de fev. de 2022.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (Orgs.). As crianças contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997, p. 7-30.
SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de; CAMPOS, Kátia Patrício Benevides; OLIVEIRA, Maria das Graças. Educação Infantil e arte: crianças e docentes como propositores de experiências educativas e artísticas. In: Infância, arte e produção cultural. Estância Velha - RS: Z Multi Editora, 2021. p. 147-170. Disponível em: https://www.zmultieditora.com.br/flipbook/deploy/pdf/e02f01362ec1ce32eacd882ba2dfcdb110da2678.pdf. Acesso: 5 abr. de 2022.
VYGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010.
WILLIAMS, Morgan K. John Dewey in the 21st Century. Journal of Inquiry & Action in Education, 9(1), p. 91-102, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1158258. Acesso: 10 fev. de 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).