Narrar e aprender sobre educação infantil em portfólios reflexivos

a relação com o saber de estudantes de pedagogia em situação de estágio remoto

Auteurs-es

  • Rosimeire Andrade Cruz Universidade Federal do Ceará
  • Messias Holanda Dieb Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221

Mots-clés :

Relação com o saber, Educação Infantil, Ensino remoto

Résumé

O objetivo deste trabalho é compreender o modo como um grupo de estudantes de Pedagogia se mobilizou e atribuiu sentido ao que aprenderam em uma experiência de Estágio em Educação Infantil ofertada via ensino remoto por uma universidade pública. A Teoria da Relação com o Saber, elaborada por Bernard Charlot, foi o sustentáculo teórico que guiou a análise dos dados, construídos entre os anos de 2020 e 2021, a partir de uma atividade de portfólio. O resultado da análise destaca três núcleos temáticos na compreensão dessa relação com o saber dos estudantes: o modo como o estágio foi conduzido, os conteúdos intelectuais que foram estudados e a produção de autoconhecimento oriunda dos processos reflexivos proporcionados pela confecção dos portfólios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rosimeire Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Infantil, com ênfase em rotinas de atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: cobertura e qualidade do atendimento, formação de professores e organização do espaço e do tempo das crianças na instituição.

Messias Holanda Dieb, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Fundamentos da Educacao e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o Grupo de Pesquisa γραφή (grafí) - Laboratório de Estudos da Escrita. Formado em Pedagogia, em 2000, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), cursou Mestrado (2002 - 2004) e Doutorado (2004 - 2007), ambos em Educação pela UFC. Em 2015, concluiu um Estágio Pós-Doutoral em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O referido estágio e a pesquisa nele realizada, sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot (Paris 8 / UFS), foram vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON), da mesma universidade. Em 2016, concluiu um segundo Estágio Pós-Doutoral em Educação, com financiamente da CAPES (Processo BEX 0602/15-9), pela Universidade da Califórnia - USA - Campus Santa Barbara (UCSB), sob a supervisão do Prof. Dr. Charles Bazerman. Seus temas de interesse na pesquisa atualmente são: os estudos da escrita e os letramentos acadêmicos.

Références

BAZERMAN, C. Criando identidades em um mundo intertextual. In: DIEB, M. (Org.). A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras. Campinas - SP: Pontes Editores, 2018. p. 115-132.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 92, p. 11, 16 de Mai. de 2006.

-----.. Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 de jun. 2020. Edição 114, Seção 1, p.62.

CAMPOS, L. A.; LIMA, M. Cotas no ensino superior: uma política bem-sucedida. Folha de São Paulo, São Paulo - SP, 24 de fev. de 2022. Opinião. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/02/cotas-no-ensino-superior-uma-politica-bem-sucedida.shtml. Acesso em: 1 de jun. de 2022.

CHARLOT, B. (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

CHARLOT, B.Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARLOT, B.Da Relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, B.Os fundamentos antropológicos de uma teoria da relação com o saber. Revista Internacional Educon, vol. 2, n. 1, e21021001, jan./mar. 2021.

CÔCO, Valdete; VIEIRA, Maria Nilceia; GIESEN, Karina. Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia. Momento-Diálogos em Educação, v. 28, n. 1, p. 417-435, 2019.

DELORY-MOMBERGER, C. Biographie, biographique, biographisation. In: DELORY-MOMBERGER, C. (Dir.). Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Toulouse: Éditions Érès, 2019, p. 47-51.

DRUMOND, Viviane. Estágio e docência na educação infantil: questões teóricas e práticas. Olhar de Professor, vol. 22, 2019.

FORMOSINHO, João. Estudando a praxis educativa: o contributo da investigação praxeológica. Revista Sensos, Porto, v. 6, n. 1, p. 15-39, 2016.

FORMOSINHO, Júlia Oliveira; FORMOSINHO, João. A formação como pedagogia da relação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 51, p. 19-28, 2018.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’água, 1997.

GERHARDT, Genifer. Caminhando com Tim Tim. 2014. (4m29s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1dYukOrq5RI. Acesso em: 29/06/2022.

GUSMAN, Antonio Barioni et al. Portfólio: conceito e construção. Uberaba: Instituto de Formação de Educadores. Universidade de Uberaba, 2002.

MAIA, M. Sobrevoo e trilhas da pesquisa: caminhos para olhar a educação infantil. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 590-607, maio/ago. 2018

MANTOVANI, Susanna; PERANI, Rita. Uma Profissão a ser Inventada: o educador da primeira infância. Pro-Posições, Campinas, v. 10, n. 1 [28], p. 75-98, 1999.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Oliveira; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspectiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. (Org.). Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

SOUZA, E. C. de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In. NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T.M. (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 59-74.

VASSALLO, Márcio. A professora encantadora. Abacate Editorial, 2010.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc. [online]. 2005, vol.26, n.90. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 73302005000100013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29/06/2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-08-31

Comment citer

CRUZ, Rosimeire Andrade; DIEB, Messias Holanda. Narrar e aprender sobre educação infantil em portfólios reflexivos: a relação com o saber de estudantes de pedagogia em situação de estágio remoto. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 201–221, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p201-221. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13696. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Articles similaires

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.