“Vendo” imagens

visualidades na cultura e na educação

Auteurs-es

  • Lucas Men Benatti Universidade Estadual de Maringá
  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p444-460

Mots-clés :

Estudos da Cultura Visual, Formação, Imagens

Résumé

As imagens instituem experiências visuais, modelam nossa percepção e apreciação sobre o mundo, portanto, são dispositivos produtores e reprodutores de subjetividades. Fundamentados pelos Estudos da Cultura Visual, da História da Arte e da Educação problematizamos: quais são os possíveis atravessamentos formativos das imagens na cultura e na educação? Com base em uma pesquisa de cunho bibliográfico propomos três movimentos a partir da proposição “vendo imagens” e da flexão dos verbos “ver”, “vender” e “vendar” imagens. Como resultado, nos aproximamos da imagem metafórica do/a curador/a como um mecanismo necessário de/para desvendar as imagens, sobretudo aquelas presentes nos espaços escolares, favorecendo a desnaturalização do olhar e a aprendizagem com e a partir das visualidades.

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Biographie de l'auteur-e

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá, Bolsista pesquisa sênior da Fundação Araucária (2016-2019). Tem experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: formação docente, mídias, estudos culturais, em especial, história e cultura afro-brasileira.

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Publié-e

2022-12-23

Comment citer

MEN BENATTI, Lucas; KAZUKO TERUYA, Teresa. “Vendo” imagens: visualidades na cultura e na educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 444–460, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p444-460. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13705. Acesso em: 22 nov. 2024.

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