A centralidade da compreensão humana em tempos de incerteza

a racionalidade aberta, a ética e a poesia para um humanismo regenerado

Auteurs-es

  • Ricardo Antunes de Sá UFPR
  • Flavia Roldao UFPR - UNIBRASIL
  • Jacqueline Lindstron UTFPR

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p1-12

Mots-clés :

Complexidade, Compreensão Humana, Educação, Pensamento Complexo

Résumé

Esse ensaio teórico-bibliográfico traz a compreensão humana como ideia-chave do pensamento moriniano na educação. Demarca a importância da ética e reconhece a dimensão poética da existência como vias de acesso ao conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ricardo Antunes de Sá, UFPR

PROFESSOR. PESQUISADOR

 

Références

BRETON. A. Manifesto surrealista. Disponível em https://www.marxists.org/portugues/breton/1924/mes/surrealista.htm#topp . Acesso em 22 de agosto de 2022.

CANDIDO, A. Romantismo, negatividade, modernidade. Disponível em http://revistas.unam.mx/index.php/acel/article/viewFile/31656/29264. Acesso em 22 de agosto de 2022.

LIMA, A. A. S.; ROVAI, E. Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin. São Paulo: Blucher, 2022.

MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, E. Amor, poesia, sabedoria. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 14 ed. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil,, 2008.

MORIN, E. O método 6: ética. 4 ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, E. Meus demônios. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E. Sobre a estética. Rio de Janeiro: Pró-Saber, 2017.

MORIN, E. A aventura de O Método e para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições SESC, 2020a.

MORIN, E. É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2020b.

MORIN, E; CIURANA, E.; MOTTA, R.D. Educar na era planetária: O pensamento complexo no erro e na incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, E.; DÍAZ, C. J. D. Em busca de rotas criativas: educação, universidade e complexidade. In: MORIN, E.; DIÁZ, C.J.D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016, p.65 - 100.

PETRÁGLIA, I.; ARONE, M. Autoformação. In: ARNT, R.; SCHERRE, P. (Orgs.). Dicionário [livro eletrônico]: rumo à civilização da religação e ao bem viver. Fortaleza, CE: Editora UECE, 2021. p. 38–41. Disponível em: . Acesso em: 28 fev. 2022.

ROLDÃO, F. D. Diálogos com Morin e Vigotski: contribuição para estratégias imaginativas na universidade. 2022. 190f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curitiba, 2022.

SÁ, R. A. de. Contribuições teórico-metodológicas do Pensamento Complexo para a construção de uma Pedagogia Complexa. In: SÁ, Ricardo Antunes; BEHRENS, Marilda Aparecida. Teoria da Complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma Pedagogia Complexa. Curitiba: APPRIS Editora, 2019. p.17-63.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-23

Comment citer

ANTUNES DE SÁ, Ricardo; ROLDAO, Flavia; LINDSTRON, Jacqueline. A centralidade da compreensão humana em tempos de incerteza: a racionalidade aberta, a ética e a poesia para um humanismo regenerado. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 1–12, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p1-12. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14080. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Articles similaires

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.