A prática docente no ensino superior

a experiência do estágio em docência

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-18.e14130

Mots-clés :

Estágio em Docência, Ensino Superior, Relato de Experiência

Résumé

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a experiência do Estágio em Docência de estudantes da pós-graduação, especificamente do mestrado acadêmico em Educação, tendo, como ponto de partida, a compreensão da complexidade da ação docente e dos meandros que circundam a profissão. Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, discutindo as vivencias no componente curricular Estágio Supervisionado III, do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, com a participação de três estagiárias do mestrado, um docente orientador e 48 estudantes da graduação. O referencial teórico esteve sustentado em autores do campo da formação dos professores, destacando-se Candau (2000), Freire (2021), Conte e Pimenta (2015), Anastasiou e Pimenta (2002), entre outros. Como principais resultados, compreendeu-se que o Estágio em Docência é relevante para a formação de profissionais que desejam atuar no ensino superior, uma vez que ampliou os olhares sobre as práticas pedagógicas, oportunizando participar, refletir criticamente e dialogar a respeito da metodologia, da didática e da relação docente-discente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Givanildo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro da Educação  e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Deane Honório, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Fernanda Maior, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga. Especialista em Gestão Escolar. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Mayara Alves, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Références

ALMEIDA, H. M. A didática no ensino superior: práticas e desafios. Estação Científica - Juiz de Fora, n. 14, jul./dez., 2015.

ALMEIDA, S. M. V. Metodologia alternativa para a prática de ensino. Educação, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 93-107, jan./jun., 1985.

ANASTASIOU, L. G. C.; PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

CANDAU, V. M. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In. FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: EdUECE, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

LÜDKE, M. ANDRÉ, E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELLO, S. P. T.; LINDNER, L. M. T. A Contribuição dos Estágios na Formação Docente: Observações de Alunos e Professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindoia. Anais... São Paulo: ABRAPEC, 2013.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez, 2021.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Ed. Porto, 1991.

PERNAMBUCO, M. L. et al. Reflexões sobre a didática no ensino superior para a formação de docentes. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.2, p.4193-4208 mar./apr., 2021.

RIBAS, M. H. Construindo a competência: processo de formação de professores. São Paulo: Olho d’Água, 2000.

TEIXEIRA, Maria Cláudia. Metodologia do ensino superior. Paraná: UNICENTRO, [2015]. 59 p.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Publié-e

2023-02-02

Comment citer

SILVA, Givanildo; HONÓRIO, Deane; MAIOR, Fernanda; ALVES, Mayara. A prática docente no ensino superior: a experiência do estágio em docência . Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–18.e14130, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-18.e14130. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14130. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Articles similaires

<< < 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.