Os “anúncios” da gestão público-privada na educação

Auteurs-es

  • Vanyne Freitas Universidade Federal de Uberlândia
  • Cíntia Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14849

Mots-clés :

políticas públicas, educação, público-privado

Résumé

Com o objetivo de compreender o posicionamento do governo do estado brasileiro de Minas Gerais em relação aos mecanismos privatistas na educação, foram analisados os anúncios gráficos de seus principais programas educacionais, por meio de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, com a análise dos discursos inspirada em Michel Foucault. As formações discursivas destes anúncios evidenciaram que o governo mineiro se posiciona como avaliador e regulador dos serviços educacionais, que divulga as parcerias público-privadas na educação como eficientes, e identifica o indivíduo – sob a égide do gerencialismo - como o responsável pelo avanço do estado; e assim, tenta direcionar e promover mudanças nas relações de poder entre sociedade e governo.

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Publié-e

2023-06-05

Comment citer

FREITAS, Vanyne; OLIVEIRA, Cíntia Rodrigues de. Os “anúncios” da gestão público-privada na educação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14849, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14849. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14849. Acesso em: 17 oct. 2024.

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