Um olhar sobre a formação contínua de docentes de Educação Física na perspetiva inclusiva em Portugal

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15111

Mots-clés :

Formação Contínua, Mestrado, Educação Física Inclusiva

Résumé

O objetivo deste estudo foi compreender como acontece a formação docente contínua no Mestrado na perspetiva inclusiva. Foi realizada pesquisa dos cursos de Mestrado no site da DGES para análise dos cursos com disciplinas na perspetiva inclusiva. Foram analisados 11 cursos de 11 universidades. Conclui-se que a formação contínua de docentes de Educação Física em Portugal, está estruturada para a abordagem e discussão sobre a prática pedagógica em contexto escolar inclusivo. 

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Fernanda Carolina Toledo da Silva, Associação Cavalo Amigo

Doutora em Educação, Universidade Estadual Paulista – UNESP – Marília, São Paulo - Brasil. Chefe de equipa de Hipoterapia da Associação Cavalo Amigo, Figueira da Foz, Portugal.  

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7959-5593  

Milena Pedro de Morais, Prefeitura Municipal de Itanhaém, São Paulo

Doutora em Educação Física, Universidade São Judas. Professora de Educação Física, Prefeitura de Itanhaém, São Paulo - Brasil.  

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3821-4306  

 

Maria João Campos, Universidade de Coimbra

Doutora em Ciências da Educação Física, Universidade de Coimbra, Portugal. Professora Auxiliar, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, Portugal.  

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2148-3534  

José Pedro Ferreira, Centro de Intervenção do Desporto e da Atividade Física, Universidade de Coimbra

Doutor em Exercício e Ciências da Saúde, University of Bristol, Reino Unido. Professor Associado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, Portugal.  

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4427-3276  

Références

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Publié-e

2023-05-10

Comment citer

SILVA, Fernanda Carolina Toledo da; MORAIS, Milena Pedro de; CAMPOS, Maria João; FERREIRA, José Pedro. Um olhar sobre a formação contínua de docentes de Educação Física na perspetiva inclusiva em Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15111, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15111. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15111. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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