Fundação Lemann e o capital educador

na mira a pós-graduação

Auteurs-es

  • Elizabeth Gottschalg Raimann Universidade Federal de Jataí
  • Leislainy Moraes Castro Universidade Federal de Jataí
  • Bruna Ferreira Bispo Machado Universidade Federal de Jataí

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112

Mots-clés :

Fundação Lemann, Formação de professores, Pós-graduação, Ideário empresarial.

Résumé

O artigo problematiza quem educa o educador no contexto capitalista. Mediante pesquisa exploratória, busca-se analisar as conexões entre a Fundação Lemann e oito universidades norte-americanas na oferta da formação continuada de professores, nível pós-graduação stricto sensu. A análise aponta que as parcerias entre a fundação e as universidades objetivam formar um corpo técnico-político alinhado às diretrizes do capital, propalando o ideário empresarial na educação. Esta fundação se constitui no que se denomina por Aparelho Privado de Hegemonia empresarial no campo educacional desde a década de 2000, apoiada pelos governos federais de lá para cá.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Elizabeth Gottschalg Raimann, Universidade Federal de Jataí

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Atua como docente na Universidade Federal de Jataí. Exerce atividades de ensino na graduação e pós-graduação Mestrado em Educação, área de políticas educacionais, gestão e formação de professores. Pesquisadora na área de política e gestão educacional, trabalho e profissionalização docente e formação de professores. Membro do Núcleo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE) Universidade Federal de Jataí, Membro do GEP-CMEBr- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil.

Références

ARAÚJO, C. Conheça a SIPA – Columbia School of International and Public Affairs. Disponível em: https://www.estudarfora.org.br/columbia-school-of-international-and-public-affairs-sipa/ Acesso em: 06 abr. 2022.

AVELAR, M. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: Alessandro Mariano ... [et al.], Fernando Cássio Educação (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2019. p. 73-79.

CARIELLO, L. Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais: Os casos da Fundação Estudar e da Fundação Lemann. Anais [...] XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. 2020. Disponível em: https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj-erh2020/1600179721_ARQUIVO_d447442259434c94a56323d8c98c2f16.pdf Acesso em: 06 de abr. de 2022.

FELITTI, G. Como Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, pretende mudar a educação no país. Época Negócios. Editora: Globo S/A. São Paulo. 2015. Disponível em:https://epocanegocios.globo.com/informacao/acao/noticia/2015/01/como-jorge-paulo-lemann-o-homem-mais-rico-do-brasil-pretende-mudar-educacao-no-pais.html. Acesso em: 07 set. 2020.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. v. 2, n.34, p.5-28, 1999. Trad. Maria Leticia Galizzi e Paulo Luz Moreira, revisão final Fernando Dolabela. Disponível em: http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/3402005.pdf. Acesso em: 24 abr. 2022

FILION, L. J. Um roteiro para desenvolver o empreendedorismo.2003. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/264125418/FILION-Um-Roteiro-Para-Desenvolver-o-Empreendedorismo Acesso em: 08 jun. 2022

FONTES, V. O Brasil e o Capital-Imperialismo: Teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010. 388 p.

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório anual 2002. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/materiais/relatorio-anual-2002 Acesso em: 07 abr. 2021.

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2003. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/fm1LVQMuCeVV9ZYxyg21X6YzXpXrtYGSOQ8ct2rK.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2004. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/L3X9UbMza3ropZdv9tf0LfYQ7EjZsQWyHNfQGaUb.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2006. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/xHpFj51YWCl6UHqoEftJzudknoBz7gpe1LehPCAM.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2008. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/dXbNPFmEcB9Ka0qrZtyWihAwVLU2pxAdHCA3Mq7v.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2010. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/HedDg9so3cU484AvrYunwOtGfOgT0i1P57G3pOeL.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2011. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/8P7VoaEo6T1K4bB4cxxnNwz5nmuSR7DRRWzCb2RS.pdf Acesso em: 07 abr.2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2014. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/Doy7NPJDjn2KOMlnI8w5E4EV6TnCuPzguoO7yR13.pdf Acesso em: 07 abr. 2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2017. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/aYdzs1L1rxqlW7ZW71qOgKYuPplednjXqaHznarD.pdf Acesso em: 07 abr.2021

FUNDAÇÃO LEMANN. Ecossistemas de impacto. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/parceiros Acesso em: 28 fev. 2022.

FUNDAÇÃO LEMANN. Alcance o sonho de fazer pós-graduação no exterior com bolsa. Notícias, 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/alcance-o-sonho-de-fazer-pos-graduacao-no-exterior-com-bolsa#:~:text=Ao%20alcance%3A%20Estudando%20no%20MIT&text=As%20bolsas%20s%C3%A3o%20destinadas%20para,como%20%C3%A9%20estudar%20no%20MIT Acesso em: 8 jun. 2022.

FUNDAÇÃO LEMANN. Fundação Lemann e Harvard 10 anos de parceria. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/fundacao-lemann-e-harvard-10-anos-de-parceria Acesso em: 06 abr. 2022

GONÇALVES, Y. Fundação Lemann e os ataques à Educação Básica Pública em tempos de Covid-19. Brasil de Fato. Disponível em : https://www.brasildefatope.com.br/2020/04/06/artigo-fundacao-lemann-e-os-ataques-a-educacao-basica-publica-em-tempos-de-covid-19 Acesso em: 06 abr. 2020.

LEMANN CENTER. Página Inicial: Missão. Disponível em: https://lemanncenter.stanford.edu/mission Acesso em: 06 abr. 2022.

LEMANN.ILLINOIS. Centro Lemann de Estudos Brasileiros. Disponível em: https://lemann.illinois.edu/ Acesso em: 06 abr. 2022.

MARTINS, G. E. Todos pela Educação? Como empresários estão determinando a política educacional brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: Lamparina. 2016.

MARX, K., ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Texto integral Marx e Engels, trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MENDONÇA, S. R. de. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx. Universidade Federal Fluminense (UFF). v.2, n.2, jan/jul 2014. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/35 Acesso em: 10 jun. 2021.

O GLOBO. Parceria entre Fundação Lemann e MIT quer apoiar iniciativas de educação pública no Brasil. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/parceria-entre-fundacao-lemann-mit-quer-apoiar-iniciativas-de-educacao-publica-no-brasil-16459342 Acesso em: 06 abr. 2022.

PEREIRA, J. N; EVANGELISTA, O. Quando o Capital Educa o Educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 65-90, jan. /jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664/18804 Acesso em: 09 set. 2020.

XXX, X. X. Concepções de trabalho e profissionalização docente: sua redução à ação empreendedora. 2015. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015a. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13688/1/ConcepcoesTrabalhoProfissionalizacao.pdf Acesso em: 25 abr. de 2022.

XXX, X. X. Quem educa o educador? algumas reflexões acerca da educação e da formação do educador. In: Raimann, A. (org.). A graduação e a formação de formadores: elementos implicadores da formação. Jundiaí: Paco, 2015 b (p.99-118).

SANTOS, F. S. dos. As universidades federais e a estratégia democrático-popular: heteronomia a serviço do capital (2003-2010). 2020. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/216252/PEED1498-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y Acesso em: 03 jul. 2021.

SOUZA, A. G. de; EVANGELISTA, O. Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador. – Contrapoder, 2020. https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/ Acesso em: 26 dez. 2022.

STARTUP. Fundação Lemann e Universidade do Sul da Califórnia anunciam parceria para bolsas de mestrado em Empreendedorismo Social. Disponível em: https://startupi.com.br/2017/05/fundacao-lemann-e-universidade-do-sul-da-california-anunciam-parceria-para-bolsas-de-mestrado-em-empreendedorismo-social/ Acesso em: 06 abr. 2022

TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf Acesso em: 21 jan. 2021.

TEACHERS COLLEGE. Página Inicial: Ajuda Financeira. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/admission/financial-aid/types-of-aid/scholarships/ Acesso em: 06 abr. de 2022.

TONET, I. Educação contra o capital, vol. II. Biblioteca virtual David Graeber. Disponível em:https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/09/tonet-ivo.-educacao-contra-o-capital-vol-ii.pdf Acesso em: 24 jan 2023.

UNIVERSITY OF OXFORD. Página Inicial: Taxas e Financiamentos do Mestrado em Políticas Públicas. Disponível em: https://www.bsg.ox.ac.uk/study/mpp/mpp-fees-and-funding Acesso em: 06 abr.

Téléchargements

Publié-e

2023-05-10

Comment citer

RAIMANN, Elizabeth Gottschalg; CASTRO, Leislainy Moraes; MACHADO, Bruna Ferreira Bispo. Fundação Lemann e o capital educador: na mira a pós-graduação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15112, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15112. Acesso em: 13 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Articles similaires

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.