Representações Sociais da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização de estudantes de Ensino Médio

Auteurs-es

  • Laeda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15827

Mots-clés :

Pandemia, Representações Sociais, Estudantes

Résumé

Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de estudantes de ensino médio acerca da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização ensino médio. Adotamos a abordagem original das representações sociais.  Utilizando a entrevista semiestruturada e a indução por metáforas, desenvolvemos um estudo de campo com 34 estudantes matriculados em escolas de ensino médio de Recife-PE. Os resultados revelaram representações sociais marcadas por mudanças, adaptação, tristeza e atraso na educação. Ansiedade, tristeza, saudades da escola, das relações com a família e amigos foram os sentimentos compartilhados pelos estudantes. A análise simbólica, por meio de metáforas, convalidou os depoimentos. Caracterizados como animais, vegetais ou coisas, os estudantes representam a pandemia com um período de ociosidade, estagnação e clausura. Confirmamos o valor da escola como espaço de convivência social e aprendizagem para os adolescentes e jovens, bem como os prejuízos do isolamento social, decorrentes da pandemia, para formação dos estudantes.

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Biographie de l'auteur-e

Laeda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

 

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Publié-e

2024-01-30

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MACHADO, Laeda Bezerra. Representações Sociais da pandemia e suas implicações para o processo de escolarização de estudantes de Ensino Médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15827, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15827. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15827. Acesso em: 25 nov. 2024.

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