A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843

Mots-clés :

Livro didático de química, Teoria da subjetividade, Analise de conteúdo

Résumé

Esta pesquisa analisa os pressupostos que influenciaram a escolha do livro didático de Química (LDQ) à luz da teoria da subjetividade por docentes de Química de seis escolas públicas, sendo os sentidos, as configurações subjetivas, o sujeito e a subjetividade individual e coletiva ferramentas para identificar as influencias da seleção do LDQ. Por meio de uma abordagem qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo para qualificação dos dados. Os resultados evidenciam que o processo de escolha do LDQ é complexo e apresenta nuances que variam de professor para professor, mas que apontam para um objetivo em comum, selecionar o melhor LDQ para atender o objetivo principal de sua prática pedagógica: a aprendizagem dos conteúdos químicos pelos estudantes.

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Publié-e

2024-06-26

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ARAUJO, Rafael Silva de; LEITE, Bruno Silva. A escolha do livro didático de química à luz da teoria da subjetividade. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15843, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15843. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15843. Acesso em: 12 août. 2024.

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